Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia envia reforços para Kharkiv enquanto ucranianos avançam

    Avanço relâmpago prepara cenário para o que parece ser confronto iminente sobre áreas vistas como estrategicamente importantes por ambos os lados

    Tim ListerJulia KesaievaJosh Penningtonda CNN

    A Rússia está reforçando unidades militares em combate em Kharkiv enquanto luta para conter um avanço ucraniano que levou as tropas de Kyiv para a fronteira de duas cidades importantes da região.

    As forças ucranianas chegaram aos arredores ocidentais de Kupiansk e também atacaram o sul em direção a Izium após avançar mais de 50 quilômetros em território controlado pela Rússia desde o início desta semana.

    O avanço relâmpago preparou o cenário para o que parece ser um confronto iminente sobre as duas áreas-chave, vistas como estrategicamente importantes por ambos os lados. A Rússia está atualmente usando Kupiansk como um centro ferroviário para reabastecer suas forças e Izium como plataforma de lançamento para ataques ao sul na região de Donetsk.

    Imagens de vídeo feitas por um jornalista militar russo, Yevgeniy Poddubny, mostram helicópteros russos chegando à região e pelo menos um descarregando um veículo blindado.

    Poddubny informou que a sede militar russa estava usando helicópteros Mi-26 para reforçar unidades em Kharkiv com homens e veículos blindados, redistribuindo tropas de reserva para Kupiansk e Izium.

    “Os helicópteros estão caindo em pontos de pouso ao longo da linha de contato… Os reforços ajudarão a impedir qualquer avanço adicional do regime de Kyiv”, disse Poddubny.

    Em um relatório posterior, ele disse que Kupiansk estava sob fogo de artilharia das forças armadas ucranianas e que uma ponte sobre o rio Oskil na cidade havia sido seriamente danificada.

    “Nossas reservas estão chegando na linha de frente”, disse Poddubny. “A defesa de Kupiansk continua.”

    Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse na sexta-feira que suas tropas “libertaram e assumiram o controle de mais de 30 assentamentos na região de Kharkiv”.

    “As medidas para verificar e proteger o território em algumas aldeias da região estão em andamento, estamos gradualmente assumindo o controle de novos assentamentos – estamos devolvendo a bandeira ucraniana e a proteção para todo o nosso povo em todos os lugares”, disse Zelensky em seu discurso diário.

    Cenas de destruição

    As tropas ucranianas que avançam relataram cenas de destruição ao retomar áreas do controle russo.

    O chefe da administração militar da região de Kharkiv, Oleh Syniehubov, disse que visitou áreas recentemente libertadas onde os russos “deixaram infraestrutura e casas quebradas, muitos troféus e pilhas de lixo”, e postou fotos das cenas no Telegram.

    “As pessoas, sem exagero, encontraram nossos soldados com lágrimas nos olhos”, disse Syniehubov.

    “Os moradores, é claro, precisam de ajuda. A maioria dos vilarejos não tem eletricidade ou gás. Em um futuro próximo, vamos restaurá-los e trazer ajuda humanitária.”

    Ele disse que o chefe de uma aldeia libertada foi detido por suspeita de colaborar com as forças de ocupação russas e alertou quaisquer outros colaboradores que “nenhum traidor escapará da responsabilidade”.

    Tópicos