Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia diz ter impedido outra grande ofensiva ucraniana em Donetsk

    Autoridades ucranianas não fizeram nenhuma menção a qualquer nova campanha ampla e significativa e evitaram perguntas sobre o assunto

    Imagens de drone mostram veículo blindado em chamas em local não identificado após Moscou afirmar que as forças russas frustraram uma grande ofensiva ucraniana
    Imagens de drone mostram veículo blindado em chamas em local não identificado após Moscou afirmar que as forças russas frustraram uma grande ofensiva ucraniana Ministério da Defesa Russo/Divulgação via REUTERS

    Reuters

    O Ministério da Defesa da Rússia disse no início desta terça-feira (no horário local) –segunda-feira (5) no Brasil– que frustrou outra grande ofensiva das forças ucranianas na região de Donetsk, causando enormes perdas de pessoal e destruindo oito tanques Leopard enquanto as forças de Kiev avançavam.

    “Tendo sofrido pesadas perdas no dia anterior, o regime de Kiev reorganizou os remanescentes das 23ª e 31ª brigadas mecanizadas em unidades consolidadas separadas, que continuaram as operações ofensivas”, disse o ministério em seu canal no Telegram.

    Na segunda-feira, a Rússia disse que as forças ucranianas iniciaram uma grande ofensiva na região sul de Donetsk, embora não esteja claro se o ataque constituiu o início da tão esperada contraofensiva da Ucrânia.

    As autoridades ucranianas não fizeram nenhuma menção a qualquer nova campanha ampla e significativa e evitaram perguntas sobre o assunto na segunda.

    Em um vídeo promocional divulgado no domingo e pedindo silêncio em relação a quaisquer ações militares, o Ministério da Defesa da Ucrânia disse que “o início não será anunciado”.

    O Ministério da Defesa da Rússia disse que as forças russas destruíram 28 tanques, incluindo oito tanques de batalha Leopard fornecidos à Ucrânia por seus aliados ocidentais, assim como 109 veículos blindados. O ministério russo também disse que o total de perdas ucranianas foi de 1.500 soldados.

    Não houve comentários imediatos de Kiev sobre as afirmações da Rússia.

    A Rússia e a Ucrânia têm alegado com frequência infligir pesadas perdas humanas uma à outra, o que não pôde ser verificado independentemente.