Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia diz que Ucrânia atacou maior usina nuclear da Europa

    Autoridades dizem que ofensiva não mudou níveis de radiação em Zaporizhzhia, planta controlada pela Rússia em território ucraniano

    Da Reuters

    A Ucrânia atingiu a cúpula acima de um reator de desligamento na estação nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia, neste domingo (7), embora os níveis de radiação fossem normais e não houvesse danos sérios, disse a administração russa.

    Não ficou imediatamente claro qual arma foi usada contra a usina nuclear, que foi tomada pelas forças russas logo após a invasão em grande escala da Ucrânia em 2022. A unidade disse anteriormente que tinha sido atacada por drones ucranianos.

    A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tem especialistas no local, disse que foi informada pela usina russa que um drone havia detonado no local e que as informações eram “consistentes” com as observações da AIEA.

    O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, disse que ambos os lados devem se abster de ações que “comprometam a segurança nuclear”.

    A usina nuclear tem seis reatores soviéticos VVER-1000 V-320 refrigerados a água e moderados a água contendo urânio 235 e também gastou combustível nuclear na instalação.

    Os reatores 1, 2, 5 e 6 estão em desligamento a frio, enquanto o reator 3 está desligado para reparo e o reator 4 está no chamado “desligamento a quente”, de acordo com a planta.

    A usina, que é a maior da Europa, disse que as forças armadas ucranianas “atacaram a cúpula” do edifício que abriga o reator 6.

    “Os níveis de radiação na fábrica e na área circundante não mudaram.”

    A Reuters não conseguiu verificar imediatamente os relatos de nenhum dos lados. A Ucrânia não comentou imediatamente a situação.

    A usina permanece perto das linhas de frente, e tanto a Ucrânia quanto a Rússia acusaram repetidamente a outra de atacar a usina e, assim, arriscar um possível desastre nuclear.

    Grossi, da AIEA, alertou repetidamente para graves preocupações sobre a planta devido a ataques repetidos.

    Tópicos