Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia diz que expulsou ucranianos na região de Donetsk

    Ministério da Defesa informou que ações aconteceram ao redor dos assentamentos de Krasnohorivka e Yasynuvata; território russo também foi alvo de diversos ataques desde a noite de terça-feira

    Tanque ucraniano realiza disparo durante exercícios em Donetsk
    Tanque ucraniano realiza disparo durante exercícios em Donetsk Muhammed Enes Yildirim/Anadolu Agency via Getty Images

    Da CNN

    O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta quarta-feira (31) que suas forças expulsaram unidades ucranianas de posições ao redor dos assentamentos de Krasnohorivka e Yasynuvata na região de Donetsk.

    Em seu briefing diário, o ministério disse que “combates ferozes” estavam ocorrendo em torno de Avdiivka, uma grande cidade localizada entre os dois assentamentos, que foi praticamente arrasada em meses de combate.

    O ministério também disse que destruiu o “último navio de guerra” da Ucrânia durante um ataque com mísseis em Odesa. Não forneceu nenhuma evidência para a alegação.

    A noite de terça-feira e manhã de quarta-feira foram marcados por uma série de confrontos e ataques em diferentes pontos da Rússia e da Ucrânia. Autoridades ucranianas disseram que uma explosão perto do monumento das Três Irmãs na fronteira com Belarus, Rússia e Ucrânia foi causada por forças russas explodindo a estrada Chernihiv-Bryansk.

    A CNN localizou geograficamente um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais que mostra uma grande explosão na estrada que leva ao monumento. Não está claro que tipo de munição estava envolvido.

    Andrii Demchenko, porta-voz do Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado da Ucrânia, disse à CNN: “Ontem, na região de Chernihiv, destacamentos de fronteira do Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado registraram uma explosão ao meio-dia na direção da junção dos três países”. Funcionários russos ou bielorrussos ainda não comentaram.

    Imagem divulgada pelo Telegram mostra explosão próximo a tríplice fronteira / Telegram/RVvoenkor

    O monumento das Três Irmãs, inaugurado em 3 de maio de 1975, foi construído para simbolizar a amizade dos três países, que na época eram repúblicas da União Soviética.

    Mais tarde, já na quarta-feira, duas refinarias de petróleo a apenas 65-80 km a leste dos maiores terminais de exportação de petróleo da Rússia, segundo autoridades russas. Um deles atingiu a refinaria de petróleo Afipsky na região russa de Krasnodar, causando um incêndio que foi posteriormente extinto, disse o governador Veniamin Kondratyev.

    Outro ataque em território russo acontece na cidade de Shebekino, na região de Belgorod. Quatro pessoas ficaram feridas em um “ataque maciço”, disse o governador Vyacheslav Gladkov no Telegram.

    (Publicado por Fábio Mendes, com informações da CNN e Reuters)