Rússia diz que atingiu instalações militares ucranianas na região de Donbass e Mykolaiv
Ministério da Defesa russo também disse que a força aérea atingiu uma base ucraniana de armas e equipamentos em um fábrica de tratores em Kharkiv
As forças russas destruíram cinco postos de comando do exército ucraniano em Donbass e na região de Mykolaiv com armas de alta precisão e também atingiram três locais de armazenamento na região de Zaporizhzhia, disse o Ministério da Defesa neste sábado (2).
O ministério, citado por agências de notícias russas, também disse que a força aérea russa atingiu uma base ucraniana de armas e equipamentos em uma fábrica de tratores em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia.
Ataque russo deixa 21 mortos em Odessa, no sul da Ucrânia, dizem autoridades
A Rússia derrubou parte de um prédio de apartamentos enquanto moradores dormiam nesta sexta-feira (1º) em ataques com mísseis perto do porto de Odessa, na Ucrânia, que autoridades dizem ter matado pelo menos 21 pessoas, horas depois que tropas russas abandonaram o posto avançado na pequena Ilha da Cobra.
Moradores do vilarejo de Serhiivka ajudaram os trabalhadores a remover os escombros do prédio de nove andares, uma parte do qual foi completamente destruída na greve da manhã.
Paredes e janelas de um prédio vizinho de 14 andares também foram danificados pela onda de choque. Campos de férias nas proximidades também foram atingidos.
“Viemos aqui ao local, avaliamos a situação junto com os socorristas e moradores locais e juntos ajudamos aqueles que sobreviveram. E aqueles que infelizmente morreram. Ajudamos a carregá-los”, disse Oleksandr Abramov, que mora nas proximidades e correu para a cena quando ele ouviu a explosão.
Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração regional de Odessa, disse que 21 pessoas foram confirmadas mortas, incluindo um menino de 12 anos.
Entre as vítimas estava um funcionário do Centro de Reabilitação Infantil, montado pela vizinha da Ucrânia, Moldávia, no resort. Outros cinco ficaram feridos.
“Essas pessoas pacíficas tornaram os dias das crianças da Moldávia mais bonitos, cuidaram de sua reabilitação com muito amor e devoção”, disse a ministra da Saúde da Moldávia, Alla Nemerenko, em sua página no Facebook.
O governador regional disse que os mísseis foram disparados da direção do Mar Negro.
O Kremlin negou alvejar civis.