Rússia diz que acordo com o Irã incluirá cooperação de defesa mais estreita
Teerã e Moscou estudam ampliação de parceria militar estratégica
Um próximo tratado entre a Rússia e o Irã incluirá cooperação de defesa mais estreita, disse o Ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov nesta quinta-feira (31).
Os dois países dizem que estão perto de assinar o acordo. Em setembro, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian comprometeu seu país a laços mais profundos com a Rússia para combater as sanções ocidentais.
Lavrov também elogiou o acordo de cooperação estratégica entre Moscou e Pyongyang assinado no início deste ano e ratificado pelo parlamento russo.
O presidente Vladimir Putin não negou as alegações dos EUA de que a Coreia do Norte havia enviado tropas para a Rússia, mas disse em 24 de outubro que cabe a Moscou como executar sua cláusula de defesa mútua com Pyongyang e acusou o Ocidente de intensificar a guerra na Ucrânia. Ele estava falando durante uma entrevista coletiva após a cúpula do BRICS em Kazan.
Putin mencionou especificamente o Artigo 4 do acordo de parceria russo com a Coreia do Norte, que trata da defesa mútua.