Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia destrói drone lançado na Ucrânia em direção a Moscou, diz prefeito

    Forças russas afirmam terem capturado vila de Memryk no leste; Ucrânia disse que tropas estão firmes

    Da Reuters

    Unidades de defesa aérea da Rússia destruíram um drone que voava em direção a Moscou, disse o prefeito da capital, Sergei Sobyanin, nesta terça-feira (10), no horário local.

    “De acordo com informações preliminares, não há danos ou feridos no local da queda dos destroços”, escreveu Sobyanin em uma publicação no aplicativo de mensagens Telegram.

    A Reuters não conseguiu verificar o relatório de forma independente. Não houve comentários imediatos da Ucrânia.

    Enquanto isso, as forças russas continuaram avançando na frente oriental, e capturaram a vila de Memryk, a leste da cidade de Pokrovsk, disse o Ministério da Defesa.

    A Ucrânia não mencionou a vila nos relatos do Estado-Maior do exército, que fica no setor mais disputado da frente. Mas os blogs de guerra do país relataram que ela passou para as mãos dos russos na semana passada.

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse que as forças de Kiev estavam se mantendo na região de Donetsk.

    A Reuters não conseguiu verificar independentemente os relatos de nenhum dos lados.

    As forças russas, em um avanço lento pela região de Donetsk, se moveram nas últimas semanas em direção à cidade de Pokrovsk.

    O Ministério da Defesa de Moscou observou a captura de Memryk em um de seus relatórios diários e disse que as forças russas infligiram perdas às tropas ucranianas em pelo menos duas outras vilas próximas e repeliram oito ataques inimigos na região de Donetsk.

    No domingo (8), o ministério anunciou a captura de outra vila, Novohrodivka, que um oficial ucraniano disse ter sido abandonada pelas forças de Kiev vários dias antes.

    Em seu discurso noturno, Zelensky disse que as tropas na região de Donetsk estavam “concluindo suas tarefas de forma verdadeiramente firme, repelindo ataques russos e recuperando nossas posições”.

    “É igualmente importante destruir o máximo de forças de ocupação possível. O setor de Pokrovsk, o setor de Kurakhove, é aqui que o exército russo deve perder o máximo de capacidade de combate possível.”, disse o presidente ucraniano.

    Zelenskiy afirmou que o principal comandante da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, também relatou sobre a ação na região nordeste de Kharkiv e sobre a incursão de Kiev na região russa de Kursk lançada no mês passado.

    As forças ucranianas, ele disse, estavam “acostumando a Rússia a uma compreensão clara de onde fica sua terra e onde fica a terra de seu vizinho”.

    Autoridades na região de Sumy, do outro lado da fronteira com Kursk, anunciaram a retirada obrigatória de mais três assentamentos em áreas sujeitas a ataques russos.

    Tópicos