Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia começou a pagar pensionistas de Mariupol em rublos, diz oficial ucraniano

    “Sabe-se agora que os ocupantes já entregaram caminhões com dinheiro”, disse o assessor do prefeito da cidade na televisão nacional

    Porto de Mariupol na Europa
    Porto de Mariupol na Europa Maxym Marusenko/NurPhoto/Getty Images

    Julia Presniakovada CNN

    As forças russas em Mariupol começaram a pagar pensões em rublos russos, usando dinheiro, disse um assessor do prefeito ucraniano da cidade, Petro Andrushchenko, nesta quinta-feira (9).

    “Sabe-se agora que os ocupantes já entregaram caminhões com dinheiro”, disse ele na televisão nacional. “As pensões russas estão sendo entregues aos aposentados em rublos russos – o que mostra muito bem o que é a economia russa, que tal quantia de dinheiro pode ser estupidamente trazida em dinheiro e começar a distribuir.”

    “Mas você entende o que está acontecendo lá: filas enormes, brigas, escândalos, por causa do calor, porque não há organização mesmo. Ou seja, nenhum processo está organizado”, disse.

    Andrushchenko não está na cidade, mas tem sido um canal confiável de informações de Mariupol.

    A agência de notícias estatal russa RIA Novosti informou que cerca de 46.000 pedidos de pagamentos de pensões foram recebidos e que a autodeclarada República Popular de Donetsk começou a pagar esses benefícios.

    Andrushchenko disse ainda que esses números podem ser “mais ou menos” confiáveis.

    “Mas devemos adicionar outros 20 a 30 por cento dos nossos idosos Mariupol que não aceitam a ocupação e deliberadamente não apresentaram documentos, e outros 5 por cento que não puderam comparecer fisicamente e apresentar documentos. Este é um valor crítico para a cidade em que está localizado”, disse ele.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original