Rússia avança e conquista mais territórios no leste da Ucrânia
Kremlin diz estar otimista após a ocupação em dois vilarejos no país vizinho
O Kremlin disse nesta quarta-feira (25), que a movimentação no campo de batalha para as forças russas no leste da Ucrânia é positiva. A Rússia confirmou a ocupação de mais dois vilarejos e disse que as forças russas parecem estar próximas de um antigo reduto ucraniano.
No último mês, as forças russas no leste da Ucrânia avançaram em um ritmo mais rápido dos últimos dois anos, apesar da incursão ucraniana na região russa de Kursk , que tentou forçar Moscou a desviar as suas tropas.
Questionado sobre relatos de que as tropas da Rússia haviam cercado Vuhledar, uma cidade mineradora fortificada que ancora as defesas ucranianas na região sul de Donetsk desde 2022, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: “A dinâmica é positiva”.
Separadamente, o Ministério da Defesa da Rússia disse em um briefing diário que as forças russas haviam tomado dois pequenos vilarejos da região de Donetsk, Hostre e Hryhorivka. A Reuters não pôde confirmar de forma independente os relatórios do campo de batalha.
Ainda nesta quarta-feira, a agência de notícias estatal russa RIA citou o chefe da região de Donetsk instalado pela Rússia, Denis Pushilin, dizendo que os combates estavam em andamento dentro de Vuhledar, cuja população antes da guerra era de 14.000 habitantes.
Na terça-feira (24), os militares ucranianos não fizeram referência aos ganhos russos em torno de Vuhledar, mas reconheceram a existência de combates na área. Blogueiros de guerra russos e a mídia estatal disseram que as forças de Moscou começaram a invadir a cidade.
Pushilin também confirmou que as forças russas haviam conquistado a cidade de Ukrainsk, cerca de 50 km ao norte de Vuhledar, que os blogueiros militares russos disseram ter sido tomada na semana passada.