Rússia atingiu Ucrânia com mais de 400 mísseis e drones nesta semana, diz gabinete
Autoridades ucranianas reiteram aos Estados Unidos que precisam de uma defesa aérea mais forte
A Rússia atingiu a Ucrânia com mais de 400 mísseis e drones nesta semana, disse o gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em um comunicado nesta sexta-feira (30).
Uma delegação ucraniana, incluindo o chefe de gabinete do presidente Andriy Yermak e o ministro da Defesa Rustem Umerov, se encontraram com o secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin em Washington e o informaram sobre a situação no campo de batalha, de acordo com o comunicado.
“O lado ucraniano observou que a Ucrânia precisa fortalecer a defesa aérea para proteger as pessoas e a infraestrutura crítica”, acrescentou o gabinete no comunicado.
Yermak disse na reunião que era importante para a Ucrânia receber armas de pacotes de defesa, que já foram anunciados, o mais rápido possível.
Altos oficiais do Estado-Maior também estavam na delegação, disse o gabinete.
Nesta sexta-feira, um ataque russo com bomba guiada na cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, atingiu um edifício residencial e um parque infantil, matando sete pessoas e ferindo pelo menos outras 77, disseram as autoridades locais.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que uma menina de 14 anos estava entre os mortos. Ihor Terekhov, o prefeito da cidade, havia dito anteriormente no Telegram que uma criança foi morta no parquinho.
Kharkiv tem sido o foco de bombardeios russos pesados durante a guerra, embora a intensidade dessa ofensiva tenha diminuído nas últimas semanas, possivelmente relacionada a uma incursão lançada por forças ucranianas na região russa de Kursk.
Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo