Rússia ajudará a evacuar moradores de Kherson, diz funcionário do governo
Chefe da região da Ucrânia anexada pelos russos apelou ao Kremlin para organizar uma retirada de civis diante de uma ofensiva ucraniana em andamento
O governo da Rússia ajudará a evacuar moradores de Kherson para outras regiões do país, de acordo com o vice-primeiro-ministro russo, Marat Khusnullin, citado pela mídia estatal russa RIA Novosti.
“Em conexão com o apelo do chefe da região de Kherson da Federação Russa, Vladimir Saldo, o governo decidiu organizar assistência para a saída de moradores da região para outros locais do país”, afirmou Khusnullin.
Na quinta-feira (12), Vladimir Saldo apelou ao Kremlin para organizar uma evacuação de civis diante de uma ofensiva ucraniana em andamento.
Kirill Stremousov, vice-chefe da administração militar da região de Kherson, no entanto, disse em resposta que não haveria nenhuma evacuação.
O pedido de Saldo para “ajudar a organizar a saída de moradores de Kherson para estadia temporária e descanso em outras regiões da Federação Russa não é um pedido de evacuação”, explicou Stremousov.
“Pedimos aos moradores da região de Kherson que mantenham a calma e não entrem em pânico. Ninguém vai retirar as tropas russas da região de Kherson”.
As forças ucranianas vêm fazendo avanços graduais através de Kherson, além de atacar infraestruturas críticas, como pontes e ferrovias.
Kherson é uma das quatro regiões da Ucrânia anexadas pela Rússia no mês passado.