Rubens Barbosa: Zelensky quer países garantidores em um tratado de paz
Para o Especialista CNN em Relações Exteriores, as tropas russas têm ganhado territórios a serem usados como moedas de troca em uma negociação com a Ucrânia
Segundo com o Especialista CNN em relações internacionais, Rubens Barbosa, a Ucrânia espera que países possam garantir que a Rússia não tentará uma nova invasão após um possível acordo pela paz entre os países.
“Se esses países aceitarem e garantirem a paz entre Rússia e Ucrânia, a Rússia vai ter que respeitar. Porque se não houver o respeito a essa decisão, haverá uma escalada rápida e, aí sim, os países da Otan, mesmo a Ucrânia não entrando na Otan, terão base para defender a Ucrânia.”
Barbosa afirmou que as tropas russas têm ganhado territórios a serem usados como moedas de troca em uma negociação com a Ucrânia.
“Eles (os soldados russos) estão se concentrando nos territórios que estão sendo ocupados no leste da Ucrânia, para talvez ganhar a posse completa desses territórios como margem de negociação”, afirmou.
O especialista afirmou que as negociações entre a Rússia e a Ucrânia apresentaram algum avanço, porém, ainda estão longe de um acordo pelo fim da guerra.
“Eu acho que as notícias são melhores, mas as posições estão muito rígidas. E não vejo como essa negociação possa avançar rapidamente num futuro próximo.”
Veja mais no vídeo acima