Relação com Estados Unidos deve ser pragmática, diz Rodrigo Maia sobre eleição
O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou oficialmente sobre a eleição do democrata
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (9), que a relação do Brasil com os Estados Unidos sob o comando do democrata Joe Biden seja “pragmática”.
Dois dias após a confirmação da vitória de Biden nas eleições americanas, o Palácio do Planalto ainda não se pronunciou oficialmente sobre os resultados.
Assista e leia também:
Biden faz apelo por uso de máscaras: ‘Pequenos atos levam a grandes conquistas’
Bolsonaro cumprimentará novo presidente dos EUA ‘na hora certa’, afirma Mourão
“Com esse movimento dos republicanos [de pedir a recontagem dos votos e não reconhecer a derrota], como a democracia americana, a mais importante do Ocidente, ficamos preocupados, mas espero que o governo brasileiro possa o mais rápido possível parabenizar o presidente eleito, respeitando o resultado das urnas”, disse.
“E que o Brasil possa estabelecer com o novo presidente uma relação pragmática, que interesse aos dois países, onde as trocas comerciais possam ser priorizadas e interesse dos brasileiros também”, opinou.
Sem citar o nome de Joe Biden, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou hoje que acredita que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aguarda o resultado oficial da eleição americana para cumprimentar o presidente eleito.
“Eu julgo que o presidente está aguardando terminar esse imbróglio aí de discussão se tem voto falso, se não tem voto falso, para dar o posicionamento dele. É óbvio que, na hora certa, o presidente vai transmitir os cumprimentos do Brasil a quem for eleito”, disse o vice.
(Edição: Marina Motomura)