Rishi Sunak não tem tarefa fácil como primeiro-ministro britânico, diz professor
À CNN Rádio, Kai Enno Lehmann afirmou que Sunak trará “mínimo de ordem e competência” que seus antecessores não tiveram
Rishi Sunak não “terá tarefa fácil” como primeiro-ministro do Reino Unido, segundo o professor de Relações Internacionais da USP Kai Enno Lehmann.
A oficialização de Sunak no cargo deixado por Liz Truss na semana passada aconteceu nesta terça-feira (25), depois de ele se encontrar com o rei Charles III.
Em entrevista à CNN Rádio, Kai Enno avalia que ele trará “o mínimo de ordem e competência” que seus antecessores, na opinião dele, não tinham.
“Nesse sentido, as coisas vão melhorar um pouco, mas Sunak tem apenas 6 dias antes de anunciar a nova estratégia fiscal, que não trará nenhuma boa notícia para a população”, disse.
Para o professor, o plano deve trazer “aumento de impostos e corte de gastos, porque a situação fiscal está muito ruim, será um período difícil pela frente.”
Lehmann acredita que será possível que aconteça um “corte de gastos na defesa, educação e, talvez, na saúde”, além de um “aumento de impostos, talvez indiretos, sobre vendas.”
Durante primeiro discurso, Rishi Sunak prometeu unir o país, em meio à “profunda crise econômica”, fruto das consequências da Covid-19 e da guerra da Ucrânia.
*Com produção de Isabel Campos