Rishi Sunak lidera a votação do 3º turno para cargo de premiê do Reino Unido
Legislador Tom Tugendhat foi eliminado da disputa que busca substituto de Boris Johnson
Nesta segunda-feira (18), o ex-ministro das finanças britânico Rishi Sunak ganhou o maior apoio no terceiro turno da votação que visa encontrar um substituto para o primeiro-ministro Boris Johnson, no Reino Unido.
O legislador Tom Tugendhat foi eliminado da disputa.
A disputa pela liderança conservadora da Grã-Bretanha começou esta semana, um processo de semanas que resultará no próximo primeiro-ministro do país. O novo premiê deve ser revelado no início de setembro.
Liderando o grupo de esperançosos está Rishi Sunak, ex-chanceler do Tesouro da Grã-Bretanha, cuja renúncia do governo na semana passada contribuiu para a renúncia do primeiro-ministro Boris Johnson. Após o segundo turno de votação entre os legisladores do Partido Conservador no início deste mês, Sunak liderou a lista dos cinco candidatos que permanecem na disputa.
Uma das primeiras promessas políticas de Sunak, depois que ele anunciou sua intenção de concorrer, foi proteger os “direitos das mulheres”, ele escreveu em um post no Twitter, vinculando-se a um artigo onde um aliado não identificado de Sunak foi citado dizendo que o legislador era “crítico dos recentes tendências para apagar as mulheres através do uso de linguagem neutra em termos de gênero”.
Sunak criará um manifesto, disse este aliado ao tabloide britânico Daily Mail, que se oporá às mulheres trans que competem no esporte feminino e “pedirá às escolas que sejam mais cuidadosas em como ensinam sobre questões de sexo e gênero”.
Com informações de Tara John, da CNN