Revista ‘Time’ inclui Felipe Neto e Bolsonaro na lista dos 100 mais influentes
Os dois aparecem na edição Time 100 de 2020
Dois brasileiros estão listados entre as 100 pessoas mais influentes de 2020, na nova edição do tradicional levantamento da revista Time. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o influenciador digital Felipe Neto aparecem na relação, divulgada na noite desta terça-feira (22) pela publicação americana.
Bolsonaro é destacado entre os “líderes” mais influentes do ano, ao lado de outros chefes de estado como Donald Trump (Estados Unidos), Xi Jinping (China), Angela Merkel (Alemanha), Narendra Modi (Índia) e Tsai Ing-Wen (Taiwan), além de figuras destacadas em 2020 – como Joe Biden (candidato democrata nas eleições americanas), Anthony Fauci (imunologista da Casa Branca) e Yousef Al Otaiba (embaixador dos Emirados Árabes Unidos nos EUA, um dos responsáveis pelo histórico acordo de seu país com Israel).
Leia também:
Somos vítimas de campanha brutal de desinformação, diz Bolsonaro; leia discurso
Ao justificar a menção a Bolsonaro, a revista cita o Brasil como um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19 e traz números de queimadas florestais, mas lembra que o presidente atingiu, em agosto, o maior índice de popularidade desde o início de seu mandato e menciona o pagamento do auxílio emergencial. O texto é escrito por Dan Stewart, editor de Internacional da Time.
Já Felipe Neto é listado como um dos “ícones” de maior influência em 2020, ao lado de nomes como os da filósofa Angela Davis (ativista pelos direitos da população negra e das mulheres), a tenista japonesa Naomi Osaka (vencedora do US Open, que utilizou máscaras para protestar por justiça racial antes de partidas), e Alicia Garza, Patrisse Cullors e Opal Tometi (co-fundadoras do movimento Black Lives Matter), entre outros.
“Quando Felipe Neto fala, milhões ouvem”, diz texto do deputado federal David Miranda (Psol-RJ) que descreve o influenciador ao site da revista. Miranda classifica Neto como “o influenciador digital de maior importância no Brasil, possivelmente no mundo” e lembra sua oposição ao governo de Bolsonaro.
A edição impressa da Time 100, com as pessoas mais influentes de 2020, chegará às bancas americanas na sexta-feira (25).