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    Restaurantes do Subway deixam de servir tomates em meio a alta no preço

    Unidades na Índia suspenderam opção após encarecimento de quase 400%

    Por Krishn Kaushik e Riddhima Talwani, da Reuters

    Alguns restaurantes da rede Subway na Índia deixaram de servir tomates em suas saladas e sanduíches devido a problemas de qualidade, em meio a aumentos de preços de quase 400% do fruto no país, enquanto outros estabelecimentos já tomaram atitudes similares.

    Uma loja Subway no aeroporto de Nova Délhi anunciou “indisponibilidade temporária de TOMATES” em uma placa, dizendo que o restaurante não conseguiu obter quantidade suficiente do produto para promover checagem de qualidade.

    “Por conta disso, neste momento somos obrigados a servir nossos produtos sem tomates”, dizia a placa. “Estamos trabalhando para restaurar o fornecimento.”

    Culinary Brands do Everstone Group, que é a franquia-mãe de 200 das 800 lojas Subway na Índia e controla a cadeia de suprimentos de todos, não respondeu a um pedido de esclarecimentos da reportagem.

    Não se sabe se outras lojas foram afetadas.

    Muitos restaurantes na Índia ainda servem tomates, de acordo com aplicativos de pedidos e ligações para lojas, mas pelo menos dois estabelecimentos em Nova Délhi, um em Uttar Pradesh e um em Chennai não servem mais o fruto.

    “É muito caro”, disse um funcionário da loja Subway.

    Duas semanas atrás, os restaurantes McDonald’s na Índia retiraram os tomates de seus hambúrgueres e wraps em muitas partes da Índia devido a problemas de qualidade.

    Na capital, Nova Délhi, o tomate estava sendo vendido por cerca de 168 rúpias (R$ 9,79) o quilo no sábado (22), depois de chegar a cerca de 240 rúpias (R$ 13,68).

    O governo atribui os altos preços dos tomates à baixa temporada de produção, já que as chuvas das monções atrapalham o transporte e a distribuição.

    Seguem-se meses de preços mais altos para itens que vão de leite a temperos.

    Nas últimas semanas, o governo organizou vans móveis para fornecer tomates a preços mais baratos, com centenas de filas todos os dias.

    Redes globais de restaurantes como Domino’s e KFC também estão lançando produtos com preços mais baixos na Índia, onde os consumidores cortaram gastos devido à alta inflação.

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