Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Repórter da CNN Brasil mostra bunker reativado em Lviv

    Abrigo subterrâneo fica localizado em parque da cidade ucraniana e receberá refugiados quando sirenes de alerta forem acionadas

    Mathias BroteroRenata Souzada CNN

    em Lviv e São Paulo

    Enquanto os confrontos entre as tropas russas e ucranianas se aproximam do 22º dia, a população busca abrigos para se proteger dos ataques. Em Lviv, um antigo bunker antibomba está sendo reativado pelas autoridades ucranianas.

    O correspondente da guerra da CNN Brasil, Mathias Brotero, teve acesso ao abrigo, que ainda está sendo preparado para receber a população.

    Localizado em um dos principais parques da cidade, o abrigo subterrâneo já funcionou em outros momentos de guerra. Na entrada, portas enferrujadas denunciam a idade do local.

    Do lado interno, um corredor estreito de tijolos ainda está coberto de pó. A ideia, porém, é reformar o ambiente, colocando iluminação, bancos e mantimentos para garantir segurança aos refugiados.

    Repleto de corredores, o abrigo é quase um labirinto. Há, inclusive, a suspeita de que, anteriormente, os túneis se conectavam com outros abrigos.

    Quando tudo estiver pronto, o bunker será mais uma opção para a população, no momento em que as sirenes – que alertam a probabilidade de ataques – forem acionadas.

    Localizada no oeste da Ucrânia, Lviv tem recebido muitas pessoas que se deslocam de regiões onde os confrontos estão mais intensos. Há uma semana, o prefeito da cidade informou que cerca de 200 mil ucranianos se deslocaram para a região.