Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Repatriados de Gaza devem chegar ao Brasil na noite de segunda-feira (13)

    Ao sair do Cairo, avião fará paradas para abastecimento em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e Recife; de lá, parte para Brasília

    Reprodução/Hasan Rabee

    Jussara Soaresda CNN

    Os 32 brasileiros e familiares que, após 35 dias de angústia, conseguiram deixar a Faixa de Gaza têm previsão de desembarcar na Base Aérea de Brasília às 23h30 desta segunda-feira (13).

    Ainda não há confirmação que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai recebê-los na base, embora já tenha demonstrado a vontade de encontrar os repatriados.

    O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) tem decolagem prevista do Cairo, do Egito, amanhã às 11h50 no horário local (6h50 em Brasília)

    Ao sair do Cairo, o avião fará paradas para abastecimento em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e Recife. De lá, parte para Brasília.

    Os brasileiros devem passar duas noites na capital federal em um alojamento preparado pela FAB.

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública está responsável pela operação acolhida do grupo. Aqueles que não têm familiares no Brasil, serão encaminhados para um abrigo no interior de São Paulo.

    O grupo de brasileiros cruzou a passagem de Rafah na manhã deste domingo. Após os trâmites migratórios para entrar no Egito, eles estão a caminho do Cairo, onde passarão a noite. A viagem da fronteira até a capital do Egito dura cerca de 5 horas.

    Após sair de Gaza, os brasileiros foram recebidos pela equipe da embaixada no Egito. O grupo também está sendo acompanhado por uma médica e uma psicóloga da FAB.
    Inicialmente, o grupo era composto por 34 pessoas, mas duas – uma mãe e um filha – desistiram na última hora por razões pessoais.

    Do total de 32 resgatados, são 22 brasileiros, 7 palestinos portadores de Registro Nacional Migratório (RMN) e três palestinos familiares próximos. São 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens.

    Os brasileiros estavam em duas cidades no sul de Gaza. Uma parte em Rafah, e outra em Khan Yunis.