Relembre a trajetória dos 70 anos de reinado de Elizabeth II no Reino Unido
Nesta quinta-feira (2), o Reino Unido comemora os 70 anos de reinado da monarca mais longeva da história da monarquia britânica
Nesta quinta-feira (2), o Reino Unido comemora os 70 anos de reinado da monarca mais longeva da história da monarquia britânica, a rainha Elizabeth II. Ela foi coroada em 2 de junho de 1952, e um feriado de quatro dias de festividades foi criado para celebrar o Jubileu de Platina de Elizabeth.
Confira dados e datas importantes desta trajetória:
Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, na Inglaterra. Diferentemente de muitos monarcas, ela decidiu manter seu primeiro nome, ao invés de escolher um novo para o reinado. Seu pai foi o rei George VI, e sua mãe, conhecida como “rainha-mãe”, também se chamava Elizabeth. Ela casou-se com o príncipe Philip em 1947, este que viria a ser o duque de Edimburgo.
Ela e o duque tiveram filhos: Charles, príncipe de Gales (14 de novembro de 1948), Anne, princesa real (15 de agosto de 1950), Andrew, duque de York (19 de fevereiro de 1960) e Edward, conde de Wessex (10 de março de 1964).
Ela tem vários netos:
- Do príncipe Charles e da princesa Diana: príncipe William e príncipe Harry;
- Da princesa Anne e Mark Phillips: Peter Phillips e Zara Phillips;
- Do príncipe Andrew e Sarah Ferguson: princesa Beatrice e princesa Eugenie;
- Do príncipe Edward e Sophie Rhys-Jones: lady Louise Windsor e James Windsor, visconde de Savern.
Seus bisnetos são:
- De Zara Phillips Tindall: Mia Grace, Lena Elizabeth e Lucas Philip;
- Do príncipe William e Kate Middleton: George Alexander Louis, Charlotte Elizabeth Diana e Louis Arthur Charles;
- De Peter Phillips: Savannah e Isla;
- Do príncipe Harry e Meghan Markle: Archie Harrison e Lilibet ‘Lili’ Diana Mountbatten-Windsor;
- Da princesa Eugenie: August Philip Hawke Brooksbank;
- Da princesa Beatrice: Sienna Elizabeth Mapelli Mozzi.
A Rainha Elizabeth recebeu esse nome devido à sua mãe, rainha Elizabeth, sua bisavó paterna, a rainha Alexandra, e sua avó paterna, a rainha Mary.
Quando nasceu, Elizabeth não era a herdeira natural do trono britânico. O monarca era seu tio, Edward VII, que abdicou do trono, dando lugar ao irmão, pai da atual rainha. Ela, como primogênita de Elizabeth e George VII, passou a ser a herdeira natural.
Quando a Segunda Guerra Mundial começou, ela era guia e um grupo de escoteiras e recebeu o mesmo treinamento que todas as outras garotas receberam na sua idade.
Seu título oficial é: Elizabeth II, pela Graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e Rainha de seus outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth e Defensora da Fé. Os monarcas do Reino Unido também são chefes da Igreja Anglicana e das forças armadas britânicas.
Ela é a sexta mulher a ascender ao trono britânico e a monarca que passou mais tempo reinando. Em setembro de 2015, ela quebrou o recorde imposto por sua tataravó, a rainha Vitória, de 63 anos e 216 dias com a coroa.
A linha de sucessão atual ao trono britânico começa por Charles, o primogênito da rainha:
- Príncipe de Gales: príncipe Charles (1948)
- Duque de Cambridge: príncipe William, primogênito de Charles (1982)
- Príncipe George de Cambridge (2013)
- Princesa Charlotte de Cambridge (2015)
- Príncipe Harry de Gales, filho mais novo de Charles (1984)
- Duque de York: príncipe Andrew, segundo filho da rainha Elizabeth (1960)
- Princesa Beatrice de York, filha mais velha de Andrew (1988)
- Princesa Eugenie de York, filha mais nova de Andrew (1990)
- Conde de Wessex: príncipe Edward, filho mais novo da rainha Elizabeth (1964)
- Visconde de Severn: James Windsor, filho de Edward
Trajetória da rainha Elizabeth II
Confira os principais momentos da história da monarca britânica mais longeva da história. Nesta quinta-feira (2), ela comemora o Jubileu de Platina, que marca seus 70 anos no trono
29 de maio de 1926
A princesa Elizabeth Alexandra Maria, terceira na linha de sucessão ao trono, é batizada. Ela foi a primeira das crianças da família real a ser batizada na capela do Palácio de Buckingham, chegando em um vestido de renda que havia sido usado pela rainha Elizabeth I.
11 de dezembro de 1936
Elizabeth torna-se herdeira presuntiva quando seu pai se torna o rei George VI, após a abdicação de seu irmão, o rei Edward VIII.
12 de maio de 1937
Elizabeth vai para a coroação de seus pais, o rei George VI e a rainha Elizabeth. Ela é a primeira mulher que, sendo herdeira presuntiva, vê seus pais coroados.
1939
Começa a Segunda Guerra Mundial. Elizabeth se muda, junto com sua irmã, para o Castelo Real de Windsor. Acredita-se que este foi o período em que Elizabeth conheceu o príncipe Philip da Grécia.
1942
O rei George VI nomeia Elizabeth coronel honorário do 500º Regimento de Guardas de Granadeiros, do Exército Real.
21 de abril de 1942
Elizabeth faz sua estreia pública oficial com uma revista do 500º Regimento de Guardas de Granadeiros no Palácio de Windsor
1944
Elizabeth é nomeada membro do Conselho Privado e do Conselho de Estado, que pode assumir as funções do rei durante sua ausência do país.
10 de julho de 1947
O rei George VI e a rainha Elizabeth anunciam o noivado de Elizabeth com o príncipe Philip da Grécia, um tenente da Marinha britânica
20 de novembro de 1947
A princesa Elizabeth se casa com Philip. Depois de receber a cidadania britânica e renunciar ao título grego, Philip se torna Sua Alteza Real o príncipe Philip, duque de Edimburgo. Elizabeth adquire o título de Duquesa de Edimburgo.
6 de fevereiro de 1952
Rei George VI morre de câncer de pulmão e Elizabeth ascende ao trono.
11 de abril de 1952
A rainha decreta que ela e seus descendentes continuarão a usar o sobrenome Windsor, adotado pela primeira vez pela família real britânica durante a Primeira Guerra Mundial.
2 de junho de 1953
Coroação da Rainha Elizabeth II ocorre na Abadia de Westminster, em Londres
16-22 de outubro de 1957
A rainha Elizabeth II e o príncipe Philip fazem sua primeira visita de Estado aos Estados Unidos, e ela faz seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.
14 de maio de 1965
A rainha Elizabeth II dedica um hectare de terra de Runnymede para construir um memorial ao presidente dos EUA, John F. Kennedy.
13 de junho de 1981
Um adolescente, Marcus Simon Sarjeant, atira contra a rainha seis vezes enquanto ela participa de um desfile em Londres. Ele é preso e acusado de traição.
9 de julho de 1982
Um homem consegue penetrar na segurança do Palácio de Buckingham e chega ao quarto da rainha, onde ela está.
16 de maio de 1991
A rainha se dirige a uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos. Ela é a primeira monarca britânica a fazê-lo.
24 de novembro de 1992
Em uma refeição comemorativa de seu 40º aniversário no trono, a rainha declara 1992 como “Annus Horribilis”. Naquele ano, o duque e a duquesa de York se separaram, a princesa Anne e Mark Phillips se divorciaram, o distanciamento entre o príncipe e a princesa de Gales aumentou e houve um incêndio no Castelo de Windsor.
26 de novembro de 1992
O primeiro-ministro John Major anuncia que a rainha começará a pagar impostos sobre sua renda pessoal. Sua fortuna pessoal é estimada em US$ 11,7 bilhões.
Abril de 1993
Entra em vigor uma disposição para que a rainha e o príncipe Charles paguem impostos, com o esclarecimento de que eles podem ser “excluídos” desse acordo a qualquer momento, a partir de abril de 1994.
Agosto de 1993
Pela primeira vez, o Palácio de Buckingham foi aberto ao público. O dinheiro arrecadado com os passeios ajudou a pagar a restauração do Castelo de Windsor.
Dezembro de 1995
Após intensa cobertura da mídia sobre o afastamento e os casos extraconjugais do príncipe e da princesa de Gales, a rainha pede que eles se divorciem.
1997
A rainha se dirigiu à nação ao vivo e na televisão para expressar sua dor pela morte da princesa Diana
1998
Apoia um plano para acabar com a discriminação de gênero na linha de sucessão ao trono.
2002
Rainha comemora seu Jubileu de Ouro, celebrando 50 anos no trono.
Dezembro de 2006
Pela primeira vez desde 1960, a rainha fez sua transmissão anual ao vivo de Natal.
3-8 de maio de 2007
A rainha e o príncipe Philip visitam os Estados Unidos para os 400 anos da chegada da primeira companhia britânica ao país, em Jamestown, em 1607. No dia 5 de maio assistem ao Kentucky Derby e no dia 7 a um jantar de Estado em a Casa Branca.
2 de abril de 2009
Reúne-se com a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, no Palácio de Buckingham
6 de julho de 2010
Ele se dirige pela segunda vez à Assembleia Geral das Nações Unidas
21 de abril de 2011
No aniversário de 85 anos da rainha, o palácio emitiu o consentimento oficial da rainha, chamado de Instrumento de Consentimento, para o casamento do príncipe William e Kate Middleton. Por lei, a Lei de Casamentos Reais de 1772, o monarca deve consentir com a maioria das uniões conjugais reais.
17 de maio de 2011
Ele faz sua primeira visita de Estado à República da Irlanda como monarca britânico.
6 de fevereiro a 5 de junho de 2012
Em todo o Reino Unido e na Commonwealth, várias celebrações são realizadas para marcar o Jubileu de Diamante da Rainha, ou seu 60º aniversário no trono. As festividades incluem uma frota de 1.000 barcos navegando no rio Tâmisa e um concerto no Palácio de Buckingham
20 de novembro de 2012
A rainha e o príncipe Philip comemoram 65 anos de casamento.
18 de dezembro de 2012
A rainha Elizabeth II participa de uma reunião de gabinete em Downing Street, marcando o fim de suas celebrações do Jubileu de Diamante. É a primeira vez que um monarca britânico participa de uma reunião de gabinete em mais de 100 anos.
3 e 4 de março de 2013
Foi internado no Hospital Rey Eduardo VII com sintomas de gastroenterite. No dia seguinte ela recebe alta.
2 de junho de 2013
Missas especiais na Abadia de Westminster encerram a celebração do 60º aniversário da coroação da rainha.
20 de junho de 2013
A corrida Royal Ascot é vencida por Estimate, o cavalo da rainha. Ao vencer a Copa Ouro, a rainha se torna a primeira monarca britânica a vencer a maior corrida em Asco
8 de abril de 2014
A Rainha ofereceu um Jantar de Estado em homenagem ao presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, e sua esposa Sabina. O jantar contou com a presença dos atores Daniel Day-Lewis e Judi Dench e do ex-comandante do IRA e primeiro vice-ministro da Irlanda do Norte, Martin McGuinness.
26 de novembro de 2014
A rainha é homenageada com o prêmio inaugural da Federação Equestre Internacional de Vida e Trabalho.
2 de março de 2015
Uma nova imagem da rainha é revelada para ser usada nas moedas do Reino Unido.
24-26 de junho de 2015
A rainha viaja para a Alemanha, onde se encontra com a chanceler Angela Merkel e ressalta a importância de manter a unidade da Europa durante um discurso. “Sabemos que a divisão da Europa é perigosa e que devemos ter muito cuidado para que não aconteça tanto no ocidente como no oriente. Isso deve continuar sendo um objetivo comum”, diz a rainha. No último dia de sua visita, a rainha foi ao campo de concentração de Bergen-Belsen e se encontrou com alguns sobreviventes do Holocausto, além de veteranos da Segunda Guerra Mundial que ajudaram a libertar o campo.
18 de julho de 2015
O jornal The Sun provocou uma grande polêmica ao publicar uma imagem da rainha em 1933, quando ela ainda era criança, na qual ela aparentemente levanta a mão em uma saudação ao estilo nazista. A imagem é uma captura de tela de um vídeo caseiro privado no qual a rainha brinca com seus irmãos. Uma fonte próxima à família real disse à CNN que “a maioria das pessoas verá essas imagens em seu contexto e no momento certo. É uma família que joga em que um gesto pode ser visto à luz de notícias mais contemporâneas”.
9 de setembro de 2015
Ela se torna a monarca reinante mais longeva da história britânica.
9 de março de 2016
Após a reclamação do Palácio de Buckingham à Independent Organization for Press Standards sobre um artigo na primeira página do The Sun com a manchete “A rainha apoia o Brexit”, o palácio emitiu uma declaração insistindo que a rainha é neutra sobre se o Reino Unido deve votar para deixar a União Europeia.
6 de fevereiro de 2017
Torna-se o primeiro monarca britânico a celebrar o Jubileu de Safira, 65 anos no trono.
2 de março de 2018
Documentos são publicados confirmando e descrevendo uma tentativa de assassinato da rainha por um adolescente da Nova Zelândia em 1981.
15 de abril de 2018
Perde o último filho de seu corgi original quando Willow, de 14 anos, é sacrificada após uma batalha contra o câncer, de acordo com relatos da mídia britânica. Embora a rainha ainda possua vários outros cães, Willow era o único descendente remanescente de Susan, o corgi original dado à então princesa Elizabeth em seu aniversário de 18 anos em 1944.
24 de janeiro de 2019
Em um discurso ao Sandringham Institute for Women, a rainha pede para respeitar outros pontos de vista e buscar pontos em comum. Ela diz: “À medida que buscamos novas respostas na era moderna, prefiro receitas testadas e comprovadas, como falar bem uns com os outros e respeitar diferentes pontos de vista; unir-se para buscar um terreno comum; e nunca perder de vista o quadro geral .” Seus comentários são vistos como uma mensagem aos legisladores em meio às divisões sobre o Brexit.
18 de janeiro de 2020
O Palácio de Buckingham anuncia que Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex, não são mais membros ativos da família real. Como parte do acordo, o casal terá que renunciar a seus deveres reais, incluindo compromissos militares, e deixar de representar a rainha. O casal também reembolsará os fundos do Sovereign Grant que gastaram recentemente para reformar sua residência oficial em Frogmore Cottage: £ 2,4 milhões (aproximadamente US $ 3 milhões) do dinheiro do contribuinte britânico.
5 de abril de 2020
Faz um raro discurso nacional à nação em um vídeo pré-gravado pedindo unidade em meio à pandemia de coronavírus. “Desta vez, juntamos todas as nações do mundo em um esforço comum, usando os grandes avanços da ciência e nossa compaixão instintiva para curar”.
9 de abril de 2021
O duque de Edimburgo, príncipe Philip, seu marido há mais de 7 décadas, morre aos 99 anos.
21 de outubro de 2021
De acordo com um porta-voz do Palácio de Buckingham, a rainha passou a noite no hospital e foi submetida a “exames preliminares”. Ela estava “de bom humor e descansando no Castelo de Windsor”. Na noite anterior, ela “relutantemente” aceitou o conselho médico para cancelar uma viagem à Irlanda do Norte nos próximos dias e foi obrigada a descansar nos próximos dias. Ela voltou no dia seguinte para Windsor.
26 de outubro de 2021
Em comunicado divulgado pela Royal Communications, foi anunciado que a rainha Elizabeth não compareceria à recepção noturna da COP26 em 1º de novembro
6 de fevereiro de 2022
A rainha Elizabeth II se torna a primeira monarca britânica a reinar durante 70 anos, ampliando seu recorde como a monarca com o reinado mais longo da história britânica. As celebrações do Jubileu de Platina ocorrerão durante todo o ano.
20 de fevereiro de 2022
O Palácio de Buckingham anuncia que a rainha Elizabeth II testou positivo para o coronavírus e apresentava sintomas leves de resfriado. A mídia do Reino Unido informou que a rainha está totalmente vacinada.
29 de março de 2022
A rainha faz sua primeira aparição pública em cinco meses ao se juntar à família real e outros dignitários em um serviço memorial em homenagem ao marido, o príncipe Philip, que morreu no ano passado.
2-6 de junho de 2022
Comemorações do Jubileu de Platina ocorrem em todo o Reino Unido.