Reino Unido registra temperatura mais alta de sua história
Termômetros marcaram os 39,1ºC, superando o recorde anterior de 38,7ºC
Uma temperatura de mais de 40°C foi registrada provisoriamente nesta terça-feira (19) pela primeira vez na Grã-Bretanha, disse o Met Office. Segundo o órgão, a temperatura de 40,2ºC foi registrada em Heathrow às 11h50 no horário local.
O Reino Unido registrou temperatura de 39,1ºC, superando provisoriamente seu recorde anterior de 38,7ºC. O recorde de calor foi registrado em Charlwood, de acordo com o Met Office do Reino Unido.
As temperaturas devem subir ainda mais nesta terça-feira (19), disse o escritório.
As pessoas no Reino Unido estão se preparando para temperaturas ainda mais altas depois que o recorde nacional de calor de todos os tempos foi quebrado com uma leitura de 39,1ºC antes do meio-dia, twittou o Met Office do Reino Unido.
Pessoas em todo o país, que normalmente não estão preparadas para o calor extremo, experimentaram temperaturas acima de 35°C.
Às 11h, as temperaturas atingiram 36,9ºC no Royal Botanic Gardens em Kew, oeste de Londres, disse o Met Office. Outras partes do oeste de Londres, incluindo Heathrow, atingiram 36,6ºC, e St. James Park, no centro de Londres, atingiu 36,6ºC.
O Reino Unido está se preparando para vários recordes de calor extremo serem quebrados em vários lugares hoje, alertou a agência meteorológica nacional do país.
As temperaturas de segunda-feira atingiram 38,1ºC em Santon Downham, leste da Inglaterra, tornando-se o terceiro dia mais quente já registrado, enquanto o Reino Unido teve sua noite mais quente de todos os tempos.
Reino Unido declara emergência nacional com previsão de calor recorde
O Escritório de Meteorologia do Reino Unido declarou uma emergência nacional, na sexta-feira (15), emitindo um alerta vermelho de “calor extremo” para partes da Inglaterra para segunda-feira (18) e terça-feira (19) da próxima semana, quando as temperaturas podem atingir recordes.
“Temperaturas excepcionais, talvez recordes, devem ocorrer na segunda-feira e novamente na terça-feira”, disse o Met Office em seu site.
“As noites também devem ser excepcionalmente quentes para o Reino Unido, especialmente nas áreas urbanas. Isso provavelmente levará a impactos generalizados nas pessoas e na infraestrutura”.
A temperatura mais alta já registrada no Reino Unido foi de 38,7°C, no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge em 25 de julho de 2019.
No início desta semana, o órgão da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido e o Met Office emitiram um alerta de calor de nível 3 para algumas partes do país, que exige que os serviços sociais e de saúde tomem medidas extras para proteger os vulneráveis.
O alerta vermelho, nível 4, é definido no site do Met office como sendo atingido “quando uma onda de calor é tão grave e/ou prolongada que seus efeitos se estendem para fora do sistema de saúde e assistência social. Nesse nível, doença e morte podem ocorrer entre a população saudável, e não apenas em grupos de alto risco”.
*Com informações da Reuters