Reino Unido pede que aliados enviem aviões de guerra para a Ucrânia
Secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Truss, defende a necessidade de "dobrar" o apoio às forças ucranianas de defesa
A secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Truss, pedirá aos aliados ocidentais que forneçam à Ucrânia aviões de guerra e outras armas pesadas, de acordo com um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido publicado na terça-feira (26).
Em um discurso de política externa que ela deve fazer na Madison House, em Londres, na quinta-feira (28), Truss argumentará a necessidade de “dobrar” o apoio às forças armadas da Ucrânia.
“Não podemos ser complacentes – o destino da Ucrânia permanece na balança”, dirá Truss, de acordo com o comunicado.
“E sejamos claros – se Putin for bem-sucedido, haverá mais miséria incalculável em toda a Europa e consequências terríveis em todo o mundo. Nunca mais nos sentiríamos seguros. Portanto, devemos estar preparados para o longo prazo e dobrar nosso apoio à Ucrânia.”
“Armas pesadas, tanques, aviões – cavando fundo em nossos estoques, aumentando a produção. Precisamos fazer tudo isso”, espera-se que ela diga.
A arquitetura de segurança global “que foi projetada para garantir a paz e a prosperidade falhou na Ucrânia” e uma “nova abordagem” é necessária, dirá Truss.
Isso ocorre num momento que os países da Otan aumentam seu apoio militar à Ucrânia. Em uma grande reviravolta política na terça-feira, a Alemanha anunciou que fornecerá à Ucrânia tanques antiaéreos.
O Canadá e o Reino Unido também anunciaram que forneceriam mais armas pesadas na terça-feira.