Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reino Unido: Partido Trabalhista tem 17 pontos de vantagem sobre conservadores

    Primeiro-ministro Rishi Sunak marcou eleições gerais para 4 de julho

    Líder trabalhista Keir Starmer em Blackpool
    Líder trabalhista Keir Starmer em Blackpool 3/5/2024 REUTERS/Phil Noble

    David Millikenda Reuters

    O partido Trabalhista do Reino Unido, que é oposição ao atual governo, tem vantagem de 17 pontos percentuais sobre o partido Conservador, do primeiro-ministro Rishi Sunak, indicou uma pesquisa.

    Este é o primeiro levantamento após Sunak anunciar, na quarta-feira (22), que as eleições gerais serão realizadas em 4 de julho.

    A pesquisa foi conduzida pela More in Common, que integra o British Polling Council, que estabelece padrões profissionais para pesquisas realizadas no Reino Unido.

    Ela ouviu pouco mais de 2 mil pessoas, revelando 44% de apoio aos Trabalhistas e 27% aos Conservadores.

    O partido de direita Reform UK teve 10% de intenção de voto, e os centristas Liberais Democratas, 9%. O Partido Verde apareceu com 5%.

    Os resultados são muito semelhantes aos de outras pesquisas. Um levantamento anterior realizado entre 17 e 19 de maio pela More in Common mostrou o partido Trabalhista com uma vantagem de 16 pontos.

    O More in Common foi criado após o assassinato da legisladora britânica Jo Cox, em 2016, por um homem obcecado pelos nazistas e pela ideologia de extrema direita.

    A empresa de pesquisas também atua como consultoria de estratégia e comunicação e tem objetivos mais amplos em relação às mudanças climáticas e ao apoio aos refugiados.