Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reino Unido nunca aceitará anexação de regiões ucranianas ocupadas por Moscou, diz Liz Truss

    Nos últimos dias, autoridades apoiadas pelo Kremlin realizaram referendos em Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia sobre a adesão à Rússia

    Luke McGee

    A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, disse que o país “nunca aceitará” quatro regiões ocupadas na Ucrânia como algo que não seja território ucraniano, antes de uma cerimônia do Kremlin durante a qual a Rússia deve anexar formalmente as áreas.

    Nos últimos dias, autoridades apoiadas pelo Kremlin realizaram referendos em Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia sobre a adesão à Rússia. Os votos são ilegais sob a lei internacional e foram rejeitados por Kiev e líderes ocidentais como “uma farsa”.

    “Nunca aceitaremos as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia como algo que não seja território ucraniano”, disse Truss em comunicado nesta sexta-feira (30).

    Vladimir Putin, mais uma vez, agiu em violação do direito internacional com claro desrespeito pela vida do povo ucraniano que ele afirma representar.”

    “O Reino Unido nunca ignorará a vontade soberana dessas pessoas e nunca aceitaremos as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia como algo que não seja território ucraniano.”

    “Putin não pode alterar as fronteiras internacionais usando força bruta. Vamos garantir que ele perca esta guerra ilegal.”

    Tópicos