Reino Unido e UE se aproximam de acordo sobre Irlanda do Norte, mas ainda há preocupações
Foi preciso mais de um ano de negociações intermitentes entre Londres e Bruxelas para revisar uma parte do acordo de 2020
O Reino Unido está prestes a fechar um acordo com a União Europeia para tentar aliviar problemas comerciais e políticos na Irlanda do Norte causados pelo Brexit, mas não está claro se será suficiente para satisfazer os críticos eurocéticos.
Foi preciso mais de um ano de negociações intermitentes e às vezes cheias de rancor entre Londres e Bruxelas para revisar uma parte do acordo de 2020 de saída da União Europeia, e agora parece que o trâmite está chegando ao fim. O primeiro-ministro Rishi Sunak disse que está “fazendo de tudo” para concluir o acordo.
“Estamos quase lá. Tivemos um grande progresso, mas ainda não acabamos”, disse o vice-primeiro-ministro Dominic Raab à BBC.
A BBC informou mais tarde, citando fontes não reveladas, que poderá haver um grande anúncio neste domingo com detalhes a seguir na segunda-feira. O gabinete de Sunak não confirmou esses rumores.
Sunak está tentando ter sucesso nas negociações em que seus antecessores, Boris Johnson e Liz Truss, falharam, mas esse esforço corre o risco de atrapalhar suas prioridades domésticas, uma vez que ele ainda tenta reverter um grande déficit nas pesquisas de opinião de olho na eleição nacional prevista para o ano que vem.
Mesmo que se chegue a um acerto com Bruxelas, o anúncio do acordo provavelmente será apenas o começo.