Reino Unido diz que bombardeios russos continuam em Donetsk e Luhansk
Relatório ainda alerta para riscos em regiões civis no leste ucraniano
Os bombardeios russos continuaram nas regiões de Donetsk e Luhansk, com as forças ucranianas repelindo vários ataques que resultaram na destruição de tanques, veículos e equipamentos de artilharia russos, twittou o Ministério da Defesa do Reino Unido em um boletim regular nesta segunda-feira (11).
O uso prévio de munições de fósforo pelas forças russas na região de Donetsk também aumenta a possibilidade de seu futuro emprego em Mariupol, à medida que a luta pela cidade se intensifica, disse a inteligência militar britânica.
O relatório disse que a dependência contínua da Rússia de bombas não guiadas diminui sua capacidade de discriminar ao direcionar e realizar ataques e aumenta muito o risco de mais baixas civis.
Um mapa com as regiões atingidas e atualmente sob a mira dos russos também foi compartilhado.
https://twitter.com/DefenceHQ/status/1513459099047972867
Nesta segunda, um alto funcionário ucraniano reiterou que a Rússia continuava acumulando forças no leste da Ucrânia.
Vadym Denysenko, conselheiro do ministro do Interior, afirmou em comentários na televisão nacional: “Do meu ponto de vista, esta grande ofensiva (no leste da Ucrânia) já começou”.
Em meio ao avanço dos russos, nove corredores humanitários para evacuar pessoas das regiões do leste sitiadas da Ucrânia foram acordados para esta segunda entre Kiev e Moscou, incluindo cinco na região de Luhansk, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.
Segundo autoridades europeias, a ofensiva russa na região leste da Ucrânia faz parte de uma estratégia de tentar obter algum tipo de vitória na guerra até o dia 9 de maio. Na data, o país comemora o Dia da Vitória sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
*Com informações da CNN