Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rei Charles III já namorou irmã da princesa Diana, com quem se casou mais tarde

    Relacionamento de Sarah Spencer com o então príncipe aconteceu em 1977, quando Diana tinha 16 anos

    Gustavo Zanferda CNN

    O então príncipe Charles foi casado com Diana Spencer, a Lady Di, entre 1981 e 1996. A princesa Diana, que morreu em um acidente de carro em 1997, foi uma das figuras mais influentes da monarquia inglesa.

    Mas, antes desse enlace, o coração do hoje rei Charles – que será oficialmente coroado neste sábado (6) – pertencia a Lady Sarah, irmã mais velha de Diana.

    Elizabeth Sarah Lavinia Spencer, hoje Sarah McCorquodale, nasceu em 1955, no Reino Unido, sendo a mais velha entre quatro irmãos.

    Aos 28 anos, Charles se aproximou de Sarah, então com 22 anos de idade, durante um evento anual de corrida de cavalos no verão de 1977. Lady Di tinha apenas 16 anos na época.

    A família Spencer faz parte da aristocracia britânica há centenas de anos, tendo as avós de Diana e Sarah servido como damas de companhia, assistentes pessoais da rainha Elizabeth, a Rainha Mãe – quando sua filha, a rainha Elizabeth II, morta em 2022, ainda era princesa.

    Sarah passou a participar de eventos da família real e a formar uma conexão com Charles, o que resultaria num breve relacionamento.

    Sarah Spencer e então príncipe Charles em julho de 1977, em uma partida de Polo. Serge Lemoine/Getty Images

    Os jornais da época promoviam forte expectativa sobre quem seria a pretendente oficial de Charles. Cada movimento de príncipe de Gales era monitorado pela família real e pela mídia, dinâmica que gerava certa ebulição todas as vezes em que ele dava sinais de que estava saindo com alguém.

    A revista “Time” publicou, em 1977: “Lady Sarah Spencer, esbelta, ruiva e de 23 anos, passou férias esquiando com Charles e outros amigos no último inverno em um chalé suíço. Ela, no entanto, insiste que eles são apenas amigos.”

    O namoro dos dois, contudo, não perdurou por muito tempo.

    O fim conturbado do relacionamento

    O namoro de Lady Sarah e o príncipe de Gales começou a desmoronar no início de 1978, quando Sarah viajou à Suíça com o hoje rei e confiou uma entrevista aos jornalistas James Whitaker e Nigel Nelson.

    Segundo os jornalistas, Sarah falou sobre suas aventuras com o álcool durante a adolescência, sua expulsão da escola e seu problema com anorexia. Ela também teria falado sobre o que pensava sobre seu relacionamento com o então príncipe.

    Charles e Lady Sarah Spencer esquiando durante viagem à Suíça, em fevereiro de 1978. Anwar Hussein/Getty Images

    A escritora Tina Brown, autora do best-seller “The Diana Chronicles”, escreveu que Sarah percebeu seu erro “assim que as palavras saíram de sua boca”.

    “Ela piorou as coisas tentando algum controle de danos, sugerindo que a entrevista de Whitaker havia sido obtida por meios sujos. Isso não funcionou bem”, escreveu a autora.

    Whitaker, em resposta às acusações de Sarah, publicou na revista Woman’s Own, sob um pseudônimo, falas polêmicas que teriam sido ditas durante a entrevista.

    O príncipe Charles é um romântico que se apaixona facilmente. Mas posso garantir que, se houvesse qualquer noivado entre o príncipe Charles e eu, isso já teria acontecido. Sou uma dama do tipo furacão, não uma pessoa que faz um namoro longo e lento. Nosso relacionamento é totalmente platônico.

    “Eu não me casaria com ninguém que eu não amasse, seja ele o lixeiro ou o rei da Inglaterra. Se ele [Charles] me pedisse em casamento, eu recusaria.”

    Alertada de que as suas citações seriam publicadas na revista, Sarah teria abordado Charles para avisá-lo pessoalmente sobre o que estava por vir.

    “Você acabou de fazer algo extremamente estúpido”, teria dito Charles. O ocorrido marcou o fim do relacionamento dos dois.

    Em 1980, Lady Sarah Spencer casou-se com um fazendeiro e ex-oficial do Exército britânico Neil Edmund McCorquodale, com quem teve três filhos e vive atualmente.

    Lady Sarah McCorquodale e Neil McCorquodale no casamento de sua filha, Emily, em 2012, na Inglaterra. Indigo/Getty Images

    Embora tenha procurado ficar fora do contexto midiático nos últimos anos, Sarah voltou aos holofotes após o lançamento da série The Crown, da Netflix.

    Isobel Eadie como Lady Sarah Spencer na série The Crown, da Netflix. Reprodução/Netflix

    Sarah, o “cupido” de Charles e Diana

    Diana, então com 16 anos, conheceu Charles em uma festa em 1977 na casa dos Spencer em Althorp, na Inglaterra, quando sua irmã Sarah ainda namorava o então príncipe de Gales.

    Em entrevista ao “The Guardian” em 1981, Charles destacou “o quão divertida” Lady Di era. Na matéria, Sarah se gaba: “Eu os apresentei. Sou o cupido”.

    Anos depois do término de Sarah com o príncipe, em 1980, Charles e Diana, então com 32 e 19 anos, respectivamente, se encontraram e iniciaram um namoro.

    Fotografados por paparazzi em Balmoral, uma das residências da família real britânica, os rumores de um novo relacionamento do príncipe estavam confirmados.

    Lady Diana Spencer (mais tarde princesa de Gales) revela seu anel de noivado de safira e diamante enquanto ela e o então príncipe Charles posam para fotos no terreno do Palácio de Buckingham após o anúncio do noivado.  Tim Graham Photo Library/Getty Images

    A Princesa Diana vivia em Londres e trabalhava principalmente como professora de dança.

    Quebrando padrões, Lady Di foi a primeira mulher inglesa a se casar com o herdeiro do trono britânico em 300 anos e se destacava, também, por ter um emprego.

    Princesa Diana vestindo um maiô durante férias com seus filhos, príncipe William e príncipe Harry, e sua irmã, Sarah McCorquodale, e os filhos da irmã, Emily McCorquodale e George McCorquodale, em abril de 1990. Tim Graham Photo Library/Getty Images

    O relacionamento da princesa Diana com Charles foi conturbado, com acusações de traição por parte dele.

    Em agosto de 1996, o casal se divorciou formalmente.

    Em 1997, o carro em que Diana estava bateu contra contra um muro na Ponte de l’Alma, na França, matando a princesa, seu namorado, Dodi Al-Fayed, e o motorista Henri Paul.

    Lady Sarah McCorquodale presidiu o Diana Memorial Fund, que levantou mais de R$ 690 milhões para diversas instituições de caridade em 15 anos de existência, até seu fechamento, em 2012.

    Princesa Diana com sua irmã mais velha Lady Sarah McCorquodale em uma visita à sua velha escola, West Heath, em Kent. Tim Graham Photo Library/Getty Images

     

     

     

    Tópicos