Rei Charles III e rainha Camila visitam igreja na Austrália
Monarca faz a primeira viagem oficial desde do diagnóstico em uma turnê de seis dias pelo país
O rei da Inglaterra Charles III e a rainha Camilla foram recebidos por uma grande multidão em Sydney após participarem de um culto na igreja neste domingo (20), o primeiro evento de sua turnê pela Austrália.
O casal real se reuniu na Igreja Anglicana de St. Thomas com o arcebispo de Sydney, Kanishka Raffel, e com as crianças da escola dominical da igreja, que balançaram bandeiras australianas.
Camilla, usava um vestido verde claro Anna Valentine e chapéu de palha, e recebeu um buquê de flores da esposa do ministro, Ellie Mantle, que perguntou se eles haviam se recuperado da viagem após o longo voo para a Austrália na sexta-feira (17). “Mais ou menos”, respondeu Camilla.
Dentro da igreja, Charles e Camilla assinaram duas bíblias, uma delas que pertenceu ao primeiro ministro da Austrália e capelão da Primeira Frota de navios que levou condenados da Grã-Bretanha para a colônia penal da Austrália em 1788.
Enquanto do lado de fora, o casal real cumprimentou e conversou com famílias e fãs animados, alguns cantando “ Deus Salve o Rei”, que se alinharam nas ruas ao redor da igreja, a primeira oportunidade do público de conhecer Charles e Camilla desde que chegaram à maior cidade da Austrália na noite de sexta-feira.
Ao atravessar o porto de Sydney, Charles visitou o parlamento de New South Wales, marcando o 200º aniversário da primeira legislatura da Austrália.
O rei presenteou os legisladores com uma ampulheta para cronometrar seus discursos e destacou o papel fundamental de parlamentos fortes para a democracia.
“É uma grande alegria vir à Austrália pela primeira vez como soberano e renovar o amor por este país e por seu povo, que há tanto tempo eu prezo”, disse ele.
Charles faz sua primeira visita a um território estrangeiro como soberano e sua primeira grande viagem desde que foi diagnosticado com câncer.
Ele participará da Reunião de Chefes de Governo da Commonwealth em Samoa após a turnê de seis dias na Austrália.
Charles fez ainda uma doação pessoal significativa para criar um programa de habilidades para enfrentar as mudanças climáticas e impulsionar o ensino superior em pequenos estados insulares, incluindo as Ilhas do Pacífico, informou a Associação de Universidades da Commonwealth neste domingo (20).
“Durante toda a minha vida, acreditei no poder da educação para melhorar vidas e unir comunidades em toda a Commonwealth e além”, disse ele em um comunicado.
Profissionais em meio de carreira e funcionários públicos serão beneficiados com as bolsas, em um programa que visa reter talentos em pequenos estados insulares e reforçar a resistência aos impactos das mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar.