Rainha Elizabeth II faz recepção em residência antes de aniversário de coroação
Monarca se tornará a primeira do Reino Unido a comemorar 70 anos de reinado, no chamado Jubileu de Platina
A rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha marcou a véspera de seu Jubileu de Platina com uma recepção especial na Sandringham House neste sábado (5).
No domingo, a monarca de 95 anos se tornará a primeira na história do Reino Unido a comemorar 70 anos no trono. Um dia antes de atingir o marco histórico, a rainha recebeu membros da comunidade local e grupos de voluntários em sua residência particular em Norfolk, cerca de 160 quilômetros ao norte de Londres.
No evento, ela conversou com a ex-estudante de culinária Angela Wood, que ajudou a desenvolver uma receita intrinsecamente ligada ao início de seu reinado – chamada Coronation Chicken (frango da coroação, em tradução livre).
O prato de frango frio com molho de creme e curry com salada de arroz, ervilhas e ervas misturadas foi inventado para servir aos dignitários estrangeiros no banquete da coroação.
Outros convidados para a casa da monarca incluíam membros do Women’s Institute local, do qual ela é presidente desde 2003, bem como pensionistas do Sandringham Estate e suas famílias, e representantes de instituições de caridade locais, Little Discoverers e West Norfolk Befriending.
A rainha, com vestido cor crepe azul com brocados brancos da marca Angela Kelly, parecia estar de bom humor durante o evento, de acordo com a agência de notícias britânica PA Media. Ela segurava uma bengala de madeira e carregava sua bolsa preta, marca registrada, enquanto alegremente fazia seu caminho entre os convidados.
Depois de cumprimentar os convidados, a rainha cortou um bolo com o emblema do Jubileu de Platina, preparado especialmente para a ocasião. Em sua partida, a monarca recebeu um buquê com flores que faziam parte de seu buquê de coroação em 1953, como o lírio do vale.
Foi a maior reunião da qual a soberana participou desde outubro, quando ela organizou uma recepção para marcar a Cúpula de Investimento Global no Castelo de Windsor.
Dias depois, preocupações com sua saúde foram levantadas depois que ela cancelou abruptamente uma viagem à Irlanda do Norte e passou uma noite no hospital para o que um porta-voz descreveu na época como “investigações preliminares”.
Desde então, ela continua seguindo as orientações de seu médico, realizando tarefas leves remotamente por link de vídeo e telefone e alguns pequenos compromissos pessoais.
A rainha tradicionalmente marca o Dia da Ascensão em 6 de fevereiro fora dos olhos do público em Sandringham, lembrando seu pai, o rei George VI, no aniversário de sua morte.
Uma série de celebrações acontecerá ao longo do ano, culminando em um feriado de quatro dias de grande sucesso em junho, quando a nação pode participar das festividades temáticas do jubileu.
Durante o fim de semana prolongado, faróis serão acesos em todo o Reino Unido, o Palácio de Buckingham sediará um concerto de música, festas de rua estão sendo incentivadas e um concurso reunirá mais de 5.000 pessoas, artistas, trabalhadores-chave e voluntários do Reino Unido e da Comunidade de Nações.