Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Questão econômica pesou para vitória de Trump na Flórida’, diz professor da USP

    Felipe Loureiro avaliou a vitória do republicano em um dos estados mais importantes para a disputa eleitoral nos Estados Unidos



     

    O presidente Donald Trump venceu a acirrada disputa contra o democrata Joe Biden na Flórida. O resultado no estado foi cravado com 96% das urnas apuradas, com Trump tendo 5,6 milhões de votos, o equivalente a 51,2% dos votos. Biden recebeu 5,2 milhões de votos, o equivalente a 47,8%. Em entrevista à CNN, o professor Felipe Loureiro, coordenador do curso de relações internacionais da USP, acredita que a questão econômica ‘pesou mais’ para a vitória do republicano. 

    “Os dados mostram que a diferença [de votos em relação a Joe Biden] não foi tão importante para compensar os ganhos que Trump obteve frente à comunidade latina, especialmente no condado de Miami. Houve alguns ganhos, mas me parece que, na Flórida, a questão da economia pesou mais. E o presidente Trump tem o desempenho melhor com relação à administração da economia”, explicou Loureiro. 

    Leia também:
    América Decide: resultado das eleições nos EUA
    Lourival Sant’Anna: Biden precisa tirar 38 delegados de Trump para vencer

    Um dos motivos para um olhar especial para a Flórida é o fato de o estado, o mais ao sul da porção continental dos Estados Unidos, ter um eleitorado hispânico forte. Eleitores de origem latina exercem um papel cada vez mais importante no pleito americano.

    Trump levou 29 delegados com a vitória na Flórida.

    (Edição: André Rigue)