Quem estava pilotando o navio de carga que atingiu e derrubou ponte nos EUA?
Quem estava no comando da embarcação eram pilotos locais, que são usados especificamente para evitar acidentes como o ocorrido na madrugada desta terça-feira (26)
O navio de carga porta-contêineres DALI, que tinha acabado de sair do porto de Baltimore e seguia para Colombo, no Sri Lanka, não era pilotado por seus próprios tripulantes.
Quem estava no comando da embarcação eram pilotos locais, que são usados especificamente para evitar acidentes como o ocorrido na madrugada desta terça-feira (26), quando a ponte Francis Scott Key desabou.
“Os pilotos [locais] transportam navios para dentro e para fora do porto de Baltimore”, disse o secretário de Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld, em entrevista coletiva nesta terça-feira.
Os pilotos embarcam fora dos canais locais e levam os navios aos portos. Transportes de saída como este levam os navios dos portos para mar aberto.
Isto é verdade para navios que navegam em portos, canais e rios em todo o país. A ideia é que os pilotos locais estejam cientes dos perigos em cada porto, rio e canal.
É muito cedo para saber a causa do acidente desta terça-feira, acrescentou Wiedefeld.
A Associação de Pilotos de Maryland é a organização estadual de pilotos mais antiga do país, de acordo com seu site.
Embora a associação remonte a 1852, ela afirma que uma referência aos pilotos da baía pode ser encontrada nos registros de Maryland que datam de 1640, e as leis de pilotagem foram estabelecidas durante a primeira sessão da legislatura de Maryland em 1787.
Tripulação não ficou ferida
Todos os membros da tripulação, incluindo dois pilotos do cargueiro DALI, de bandeira de Singapura, foram encontrados e não há relatos de feridos, disse a empresa de gerenciamento de navios, Synergy Group, em comunicado nesta terça-feira.
A empresa disse que “não houve poluição” como resultado do incidente, mas o chefe dos bombeiros da cidade de Baltimore, James Wallace, disse aos repórteres anteriormente que as autoridades não confirmaram se houve um derramamento ativo de combustível do navio.
“Sentimos odores de óleo diesel”, disse Wallace.
Ele acrescentou que o Departamento do Meio Ambiente e da Guarda Costeira de Maryland assumirá a liderança na determinação se houve um derramamento de óleo combustível e qual foi esse impacto até agora.
O Synergy Group afirma que a causa exata do incidente ainda não foi determinada.
“O ‘DALI’ mobilizou agora o seu serviço de resposta a incidentes individuais qualificados”, afirmou o Synergy Group.
“A Guarda Costeira dos EUA e as autoridades locais foram notificadas, e os proprietários e gestores estão cooperando plenamente com as agências governamentais federais e estaduais sob um plano aprovado.”