Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quase 100 crianças morreram na Ucrânia apenas em abril, diz Unicef

    De acordo com o órgão, o número verdadeiro pode ser muito mais alto

    Hande Atay Alamda CNN

    O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) verificou que quase 100 crianças foram mortas na Ucrânia apenas em abril, mas os números verdadeiros podem ser significativamente mais altos, criando uma crise na proteção das crianças, disse um oficial da UNICEF ao Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta quinta-feira (12).

    “Somente neste último mês, a ONU verificou que 100 crianças foram mortas, e acreditamos que os números verdadeiros podem ser muito maiores”, disse o Diretor Executivo Adjunto do UNICEF, Omar Abdi.

    Durante sua fala na reunião do Conselho de Segurança sobre a manutenção da paz e da segurança na Ucrânia, Abdi disse, “mais crianças foram feridas e enfrentaram graves violações de seus direitos, milhões das quais foram deslocadas”, e acrescentou, “a guerra na Ucrânia, como todas as guerras, é uma crise na proteção e nos direitos das crianças.”

    Abdi também afirmou que “a educação está sob ataque” e “escolas continuam a ser usadas para propósitos militares.”

    “Na última semana, pelo menos 15 de 89 – uma a cada seis – escolas apoiadas pelo UNICEF no oeste da Ucrânia foram danificadas ou destruídas desde o início da guerra”, ele disse e acrescentou, “em centenas de escolas ao redor do país foram relatados ataques de artilharia, aéreos, e por outras armas explosivas em áreas populosas.”

    “Escolas podem salvar a vida das crianças, especialmente em conflitos. As escolas são locais seguros, com rotinas que lhes protegem de se machucar e dão uma sensação de normalidade. As escolas também são condutores cruciais de informações sobre os riscos de explosivos mortais. E são um conector para serviços de saúde e psicossociais essenciais”, concluiu.

    Tópicos