Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin faz anexação de territórios ucranianos; Zelensky pede entrada na Otan

    Territórios de Kherson, Zaporizhzhia  e as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk foram incluídos à Rússia após referendo

    Heloisa Villelada CNN

    em Nova York

    A TV russa mostrou o que chamou de festa em Luhansk para comemorar a anexação do território à Rússia. No Kremlin, o presidente Vladimir Putin assinou os documentos, junto com os líderes das quatro áreas que, somadas, representam 15% do território ucraniano.

    Os territórios de Kherson, Zaporizhzhia  e as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk.

    Putin marcou a manobra com um show de música pop e um discurso, no qual garantiu que vai vencer a guerra e destacou que o único caminho para a paz seria a Ucrânia suspender todas as atividades militares.

    Em Kiev, o presidente Volodymyr Zelensky reagiu pedindo entrada acelerada na Otan. Mas a organização já disse, desde o começo da guerra, que aceitar a Ucrânia agora seria declarar o começo de uma guerra mundial, porque seria obrigada a defendê-la contra a Rússia.

    Poucas horas antes do discurso de Putin na praça vermelha, em Moscou, a polícia de Nova York foi acionada para checar o que estava acontecendo no prédio do consulado da Rússia, que amanheceu pichado de vermelho.

    Tinta spray vermelha é vista espalhada pelas paredes do consulado russo depois que foi vandalizada em 30 de setembro de 2022 na cidade de Nova York. / Michael M. Santiago/Getty Images

    Segundo interpretação de muitos novaiorquinos, a tinta vermelha simboliza o sangue já derramado nessa guerra.

    Na Organização das Nações Unidas (ONU), a Rússia vetou uma resolução que condenaria o país pela anexação das quatro regiões da Ucrânia.
    Brasil, China, Índia e Gabão se abstiveram de votar.

    A embaixadora dos Estados Unidos, Linda Thomas-Greenfield, disse que vai levar a resolução à votação na Assembleia-Geral da organização.

    O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, considera a anexação dos territórios ucranianos uma intensificação perigosa da guerra.

    O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Jake Sullivan, declarou que os EUA levam a sério as ameaças da Rússia sobre a possibilidade de uso de armas nucleares no conflito. Mas, garantiu, que os americanos até o momento não perceberam qualquer sinal de que Putin esteja se preparando para isso.