“Putin está criando dependência muito grande em relação à China”, diz professor
À CNN, professor de relações internacionais da ESPM Gunther Rudzit falou sobre encontro entre o presidente russo e o presidente chinês, em Pequim
Em entrevista à CNN, nesta sexta-feira (04), o professor de relações internacionais da ESPM Gunther Rudzit comentou sobre o encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim.
China e Rússia fazem aliança contra o Ocidente, e segundo o entrevistado, desta vez Putin vai à China em uma posição de segundo plano, é quase que buscar ajuda à China nesse imbróglio que se colocou com a Ucrânia.
“É uma tentativa que o presidente Putin está fazendo em sair dessa dependência excessiva da venda de petróleo e gás para a Europa…Ele está criando uma dependência muito grande em relação à China, e Xi Jinping está sabendo aproveitar muito bem isso. Por isso Putin já procurou também se aproximar de Índia e outros países, para sair dessa nova dependência que está caindo em relação à China, mas agora vai ser difícil voltar atrás nessa jogada”, disse Rudzit .
Assista à entrevista completa no vídeo acima.