Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin e presidente da Finlândia conversam sobre a guerra na Ucrânia por telefone

    Chefe de Estado finlandês alertou o russo que a guerra na Ucrânia está impactando negativamente a opinião pública no Ocidente

    O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, fala durante uma coletiva de imprensa conjunta em 21 de agosto de 2019 em Helsinque, Finlândia. (Foto por Mikhail Svetlov/Getty Images)
    O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, fala durante uma coletiva de imprensa conjunta em 21 de agosto de 2019 em Helsinque, Finlândia. (Foto por Mikhail Svetlov/Getty Images) Getty Images

    Lindsay Isaacda CNN

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu a guerra na Ucrânia com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, nesta sexta-feira (11).

    Segundo o Kremlin, Putin “explicou em detalhes as razões da operação militar especial russa para proteger Donbas, suas metas e objetivos” e informou Niinistö das negociações em andamento com representantes ucranianos.

    “Os presidentes prestaram atenção especial às questões humanitárias e às medidas tomadas para garantir a segurança da população civil, a organização de corredores de evacuação para a evacuação de civis da zona de confrontos”, afirmou o Kremlin.

    Niinistö, por sua vez, disse a Putin que um cessar-fogo imediato é necessário para evacuar com segurança os civis pelos corredores de evacuação na Ucrânia.

    Durante a conversa de uma hora, o líder finlandês alertou que “a piora da catástrofe e o profundo sofrimento humano na Ucrânia” estão influenciando fortemente a opinião pública ocidental, segundo o gabinete presidencial da Finlândia.

    “Além disso, o presidente chamou a atenção sobre a segurança das instalações de energia nuclear na Ucrânia”, disse o escritório.

    Niinistö também transmitiu a preparação do presidente ucraniano para falar diretamente com Putin, algo que foi expressado a ele em uma conversa que teve com Volodymyr Zelensky.

    O presidente finlandês tem sido entendido como um reprodutor do discurso de Putin pela mídia ocidental por causa do relacionamento neutro que ele manteve com a Rússia, sendo um país que compartilha uma fronteira com o território russo.

    Os líderes concordaram em manter contato sobre a Ucrânia e a “agenda russo-finlandesa”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original