Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin diz que contraofensiva da Ucrânia “falhou completamente”

    Combates em torno de Avdiivka, no leste da Ucrânia, foram vistos como uma nova ofensiva russa

    Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou
    Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou Sputnik/Sergei Bobylyov/Pool via Reuters

    Lidia Kellyda Reuters

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que as forças russas reforçaram as posições em toda a linha da frente na Ucrânia, depois de ele ter chamado a contraofensiva da Ucrânia neste ano de fracasso.

    A decisão de Putin, em 2022, de enviar dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia deu início a uma guerra que deixou regiões da Ucrânia devastadas e milhares de pessoas mortas ou feridas.

    Atualmente, a Rússia controla cerca de 17,5% do território da Ucrânia. A contraofensiva ucraniana, que já dura quatro meses, quase não obteve ganhos territoriais líquidos, de acordo com análises ocidentais do território ocupado pela Rússia.

    Enquanto a Ucrânia recuperou território tomado pela Rússia no ano passado, o exército ucraniano tem lutado para penetrar nas linhas russas, que foram reforçadas com campos minados e milhares de tropas adicionais.

    “Em relação à contraofensiva, que supostamente está paralisada, falhou completamente”, disse Putin em comentários postados em vídeo nas redes sociais por um jornalista do Kremlin, Pavel Zarubin.

    “O lado oposto está preparando novas operações ofensivas. Vimos e sabemos disso”, afirmou Putin quando questionado sobre a batalha pela cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia.

    Tanto a Rússia quanto os Estados Unidos descreveram a ascensão dos combates em torno de Avdiivka como uma nova ofensiva russa.

    VÍDEO – EUA, China e Rússia expandem locais de testes nucleares

    “O que está acontecendo agora sobre toda a extensão da [linha de] contato é chamado de ‘defesa ativa'”, disse Putin. “E nossas tropas estão melhorando as posições em quase toda a área. Uma região bem grande.”

    De acordo com o Belfer Center, de Harvard, a Ucrânia obteve um ganho líquido de quase 21 quilômetros quadrados de território no mês encerrado em 10 de outubro.

    O conflito no leste da Ucrânia começou em 2014, depois que um presidente pró-Rússia ter sido deposto na Revolução Maidan, ou Euromaidan, na Ucrânia, e a Rússia ter anexado a Crimeia.