Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pulmões de doador que teve Covid-19 são transplantados com sucesso nos EUA

    Receptor também foi diagnosticado com a doença; Para médicos, caso confirma a segurança desse tipo de procedimento

    Cirurgias eletivas, apesar de não serem emergenciais, são essenciais para manter a saúde do paciente
    Cirurgias eletivas, apesar de não serem emergenciais, são essenciais para manter a saúde do paciente Foto: Jonathan Borba via UnSplash

    Christopher Rios, da CNN

    Cirurgiões do Hospital Northwestern Medicine, nos Estados Unidos, informaram um dos primeiros transplantes de pulmão duplo em que tanto o receptor quanto o doador tiveram Covid-19 foi realizado com sucesso. 

    De acordo com a equipe médica, o doador teve apenas sintomas moderados da doença e se recuperou, mas morreu posteriormente de uma causa não relacionada à Covid-19. Os pulmões do doador não foram danificados pelo vírus, o que os tornaram viáveis para o transplante. 

    Antes de realizarem a cirurgia, os médicos também testaram o fluido pulmonar do doador para Covid-19 e realizaram uma biópsia para verificar se havia danos nos órgãos.  

    “Este é um marco para o transplante de pulmão”, comemorou o Dr. Ankit Bharat, cirurgião que realizou o procedimento, em um comunicado à imprensa.

    Bharat também lembrou que “até o momento, 30 milhões de americanos tiveram Covid-19 e muitos deles são doadores de órgãos registrados. Se dissermos não a eles apenas porque tiveram Covid-19 no passado, reduziremos drasticamente a quantidade de doadores e haverá uma grande lacuna de oferta e demanda”. 

    “Teremos um grande problema em nossas mãos se os americanos não puderem doar seus órgãos depois de um caso leve a moderado de Covid-19”, completou.

    O paciente que recebeu os pulmões, um homem de Illinois na casa dos 60 anos, foi diagnosticado com Covid-19 em maio de 2020. Ele ficou em estado grave e foi colocado em oxigenação por membrana extracorpórea, ou ECMO, uma máquina que faz o trabalho do coração e dos pulmões. O paciente recebeu o transplante no final de fevereiro, após passar uma semana na lista de espera.

    “Atualmente, muitos centros de transplante estão preocupados com o risco de transmissão de Covid-19 de doadores, especialmente para transplantes de pulmão, e estão descartando desnecessariamente esses órgãos”, disse o Dr. Michael Ison, especialista em doenças infecciosas e transplante de órgãos da Northwestern Medicine. “Este doador confirma a segurança do uso desses doadores”.

    (Texto traduzido. Leia aqui a versão original em inglês)