Próximo voo da FAB para repatriar brasileiros deve sair do RJ na segunda-feira (16)
A aeronave fará uma parada em Roma e de lá seguirá para Tel Aviv, trajeto que tem sido utilizado em toda a operação
O próximo voo com destino ao Oriente Médio para repatriar brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e Hamas está previsto para decolar na segunda-feira (16), do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 17h, segundo apurou a CNN com as Forças Aéreas Brasileiras (FAB).
A aeronave fará uma parada em Roma e de lá seguirá para Tel Aviv, trajeto que tem sido utilizado em toda a operação, batizada pelo governo federal de “Voltando em Paz”.
O oitavo voo enviado pelo governo para trazer brasileiros da zona de conflito dará início à segunda fase da operação.
Segundo o Itamaraty, a previsão de retorno da aeronave é na próxima quarta-feira (18). O voo deve chegar ao Brasil na quinta-feira (19).
Veja quantos passageiros cada voo de repatriação trouxe:
- Primeiro voo: 211 passageiros, pousou na quarta-feira (11);
- Segundo voo: 214 passageiros e 4 pets (1 cachorro e 3 gatos), pousou na quinta-feira (12);
- Terceiro voo: 69 passageiros, pousou na sexta-feira (13);
- Quarto voo: 207 passageiros e 4 pets (2 cachorros e 2 gatos), pousou no sábado (14);
- Quinto voo: 215 passageiros e 16 pets, pousou no domingo (15).
Há uma aeronave modelo VC-2, disponibilizada pela Presidência da República, aguarda autorização para ir ao Egito resgatar brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Um outro avião KC-30 decolou com destino inicial Roma, na Itália, neste sábado (14), sendo o sétimo veículo empregado na operação de repatriação de brasileiros.
A tripulação da FAB vem trabalhando praticamente sem descanso, com intervalos de seis horas. Mais de 2.700 brasileiros na região pediram para ser repatriados em meio a guerra de Israel.
Brasileiros aguardam autorização para sair da Faixa de Gaza
Os brasileiros conseguiram embarcar no ônibus fretado pelo governo brasileiro na manhã deste sábado (14) e foram em um primeiro momento à cidade de Khan Yunis, distante cerca de 10 km de Rafah
São 10 brasileiros que estavam abrigados em uma escola aguardando transporte que se juntam a outros 12 que já haviam recebido resgate para o sul da região. Eles devem embarcar na aeronave VC-2, disponibilizada pela Presidência da República.
Outros nove que também estavam na escola na região norte informaram que não desejam ser repatriados e disseram que preferem seguir em Gaza.