Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Professor à CNN: “Tentativa de golpe na Bolívia foi evento isolado de insatisfação do general”

    Autoridades bolivianas prenderam general envolvido na ação. Professor de Relações Internacionais avalia episódio como insatisfação individual

    Da CNN

    A tentativa de golpe militar na Bolívia, ocorrida na quarta-feira (26), é vista pelo professor de Relações Internacionais da ESPM Roberto Uebel, como um “evento isolado” de insatisfação do general Juan José Zuniga, e não um clamor popular.

    Em entrevista à CNN, Uebel analisou o ocorrido:

    “A história da Bolívia diz respeito a algum efeito de um movimento da extrema dos extremistas conservadores do que está ocorrendo tanto na nossa América Latina, na Europa, ou na verdade é um movimento à parte que ali sempre foi uma coisa mais incendiada”, disse.

    Instabilidade política recente

    O país enfrenta instabilidade política nos últimos anos, com o golpe de 2019 que afastou o ex-presidente Evo Morales, a ruptura entre Morales e o atual presidente Luis Arce, e as denúncias de corrupção envolvendo o próprio Zuniga.

    Uebel acredita que a ação de Zuniga foi “muito mais personalista”, motivada por insatisfação com o governo devido às denúncias contra ele, do que um movimento maior conectado a grupos conservadores de oposição.

    “Parece algo muito mais individual e personalista”, avaliou o professor, ressaltando que a investigação pelas autoridades bolivianas nas próximas semanas poderá esclarecer melhor o cenário.

    As autoridades bolivianas prenderam Zuniga após a tentativa de golpe, interpretada como um evento isolado de insatisfação individual pelo especialista ouvido.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais

    Tópicos