Princípes William e Harry se reúnem para inaugurar estátua de Diana; veja fotos
Princesa de Gales faria 60 anos nesta quinta (1º); última vez que irmãos se viram em público foi no funeral do príncipe Philip
Os príncipes William e Harry colocaram as diferenças de lado e apareceram juntos nesta quinta-feira (1º) para inaugurar uma estátua que honra a mãe deles, Diana, a princesa de Gales, no Sunken Garden do Palácio de Kensington.
A estátua –que foi contratada originalmente em 2017 para o 20º aniversário da morte dela — foi revelada em uma cerimônia nesta tarde, quando seria o aniversário de 60 anos de Diana.
Os filhos dela pareceram unidos no evento de quinta, entrando no jardim conversando antes de cumprimentarem as tias e o tio –os irmãos da mãe deles, Lady Sarah McCorquodale, Lady Jane Fellowes e Earl Spencer. No local, também estava o escultor da estátua, Ian Rank-Broadley, o paisagista Pip Morrison e outros membros do comitê da estátua.
Os irmãos caminharam até a escultura, que estava coberta com um pano verde, e o retiraram, revelando a imagem da mãe feita em bronze. O par admirou a nova instalação com uma das tias, antes de se juntarem aos outros convidados. Nenhum dos dois discursou durante a cerimônia.
Os duques de Cambridge e de Sussex homenagearam a mãe em um comunicado conjunto publicado através do Palácio de Kensington após o evento privativo, dizendo: “Hoje, no que seria o 60º aniversário da nossa mãe, nós lembramos do amor, força e caráter dela –qualidades que a fizeram uma força do bem em todo o mundo, mudando incontáveis vidas para melhor”.
[cnn_galeria id_galeria=”454309″ title_galeria=”Princípes William e Harry se reúnem para inaugurar estátua de Diana; veja fotos”/]
“Todos os dias, desejamos que ela ainda estivesse conosco, e nossa esperança é que essa estátua seja vista para sempre como um símbolo da vida e do legado dela”, continuaram eles, antes de agradecerem à equipe e aos doadores envolvidos no projeto.
A cerimônia foi a primeira vez que os irmãos foram vistos juntos em público desde o funeral do príncipe Philip, duque de Edimburgo, em abril. William e Harry moraram no Palácio de Kensington junto da mãe antes que ela morresse em um acidente de carro em 1997.
Embora muito se tenha especulado sobre uma rusga na relação dos dois, eles pareceram relaxados durante o evento, cumprimentando calorosamente e fazendo piadas com o pequeno grupo de convidados.
O palácio de Kensington disse: “A figura de Diana, princesa de Gales, está ao redor de três crianças, que representam a universalidade e o impacto geracional do trabalho da princesa”.
“O retrato e estilo do vestido dela foram basados no período final da vida dela, quando ganhou confiança no papel como embaixadora de causas humanitárias, e planeja transmitir o caráter e a compaixão dela”, acrescentou o comunicado.
Um trecho do poema “A Medida de um Homem” (“The Measure of a Man”) –que também estava no memorial de 2007 da princesa– está gravado nos paralelepípedos em frente à estátua.
Rank-Broadley, cujos trabalhos anteriores com a realeza incluem a efígie da rainha nas moedas britânicas, disse que Diana é “um ícone que tocou as vidas de pessoas ao redor do mundo”.
O artista disse ter sido “um privilégio” colaborar com William e Harry na obra, e que eles planejaram “capturar a gentileza e humanidade dela, e também exibir o impacto que ela teve através de gerações”.
Um dos locais favoritos de Diana
A disposição e o paisagismo ao redor da nova estátua foram desenhados por Morrison e produzidos pela equipe de Jardins e Patrimônios da HRP (Historic Royal Palaces), uma organização de caridade que gerencia várias propriedades da realeza.
Morrison incorporou estruturas históricas já existentes do jardim, com bordas profundas de flores e um gramado generoso ao redor da piscina “para criar um ambiente mais calmo e reflexivo para a estátua”, de acordo com o Palácio de Kensington.
O trabalho começou no local em outubro de 2019, e desde então, cinco jardineiros passaram um total de 1.000 horas se ocupando do espaço.
Mais de 4.000 flores foram selecionadas pelo projeto, incluindo algumas das favoritas de Diana, como miosótis, e outras florações de primavera e verão em cores pastéis, como tulipas, dálias e lavandas.
Antes da inauguração, Morrison disse em um comunicado do Palácio de Kensington que “esse foi um projeto muito especial, já que o Sunken Garden era um lugar favorito de Diana, princesa de Gales”. Ele acrescentou que a equipe focou em criar um espaço que combinaria com a nova escultura e oferecesse um espaço de calmaria para visitantes.
Graham Dillamore, chefe adjunto da HRP, disse no mesmo comunicado que Diana “regularmente admirava as exibições de flores do Sunken Garden” e frequentemente parava para conversar com os jardineiros que cuidavam dele.
“Mais de três décadas depois, estou honrado em ter sido parte do time que preparou o jardim para a instalação da estátua”, continuou, acrescentando: “Espero que os visitantes do palácio e dos jardins aproveitem o espaço pacífico e parem por um momento para refletirem sobre a vida e o legado da princesa”.
Rompimento fraternal
Voltar aos jardins da casa de infância deles foi um momento comovente para os irmãos, em meio a um momento em que a família real está sob grande pressão.
Um possível rompimento entre os dois tem sido especulado pela mídia ao longo de anos, mas Hrry finalmente confirmou que eles haviam divergido em um documentário de 2019. “Estamos em caminhos diferentes neste momento”, disse Harry. “Mas sempre estarei aqui para ele, e sei que ele sempre estará ali para mim”.
Nos anos desde que a estátua foi encomendada e a confissão espontânea de Harry, a relação apenas se deteriorou. Harry se casou e formou uma família com a esposa Meghan. Os irmãos dividiram a Fundação Real conjunta. E os Sussexes decidiram se realocar em outro continente para escapar da constante invasão da mídia que dizem ter enfrentado, bem como uma experiência de racismo e falta de apoio da família real.
As coisas não parecem ter melhorado entre os irmãos e a família real, no geral, desde a entrevista explosiva dos Sussexes à Oprah Winfrey em março deste ano.
Em uma participação posterior em um podcast, Harry falou mais sobre a criação real dele, descrevendo como um ciclo de “dor e sofrimento”.
Onde está a rainha esta semana?
O retorno a solo britânico provavelmente será difícil para Harry, que recentemente revelou na série dele da AppleTV+ que Londres era um “gatilho” para a saúde mental dele após a morte da mãe.
No entanto, ele tem se mantido ocupado desde que aterrissou na capital inglesa na semana passada. Os EUA estão na lista “âmbar” do Reino Unido, o que significa que ele teve de fazer quarentena ao chegar e fazer uma série de testes de Covid-19 antes de poder sair.
Desde que foi liberado, Harry surpreendeu crianças doentes com uma aparição no prêmio WellChild –uma instituição de caridade que ele apoia — em Kew Gardens, no oeste de Londres, na quarta-feira. Antes disso, enquanto se isolava no Chalé Frogmore em Windsor, ele enviou uma mensagem de vídeo aos recipientes do prêmio Diana, uma organização voltada para a juventude.
Meghan, a duquesa de Sussex, não estava no evento desta quinta e permaneceu na Califórnia. Ela deu à luz o segundo filho do casal, Lilibet ‘Lili’ Diana Mountbatten-Windsor há apenas algumas semanas.
Lili foi batizada com o apelido de infância da bisavó, a Rainha Elizabeth, e o nome do meio, Diana, foi para homenagear a avó, segundo o casal disse em comunicado. A bebê Lili é irmã do filho de dois anos do casal, Archie Harrison.
São dias ocupados para William também, que começou a semana na Escócia acompanhando a rainha em uma série de eventos. A monarca de 95 anos geralmente faz uma semana de compromissos no final de junho ou começo de julho para celebrar a história, inovação e comunidade daquele país.
Na terça, o duque de Cambridge, que é presidente da Associação Inglesa de Futebol, se juntou a milhares de fãs do futebol inglês, incluindo a esposa Kate e o filho George, no estádio de Wembley para assistir a vitória sobre a Alemanha pela Eurocopa.
A visitação ao jardim e a nova estátua da Diana será gratuita durante o horário de funcionamento dos Palácios Reais.
O Sunken Garden foi criado em 1908 a pedido do rei Edward VII, em uma área que era ocupada por estufas e cabanas de jardinagem. O paisagismo é inspirado no estilo holandês do século 17 do Pond Garden, do Palácio da Corte em Hampton.
(Texto traduzido, leia o original em inglês)