Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, testa positivo para Covid-19

    Canadá vive surto de casos relacionados à variante Ômicron e onda de protestos contra medidas sanitárias

    Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
    Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá Sean Kilpatrick/Pool via Reuters (12.set.2021)

    Paula Newtonda CNN

    O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, teve resultado positivo no teste para a Covid-19, anunciou nesta segunda-feira (31).

    Sua nação continua enfrentando um surto de casos devido à variante Ômicron, bem como protestos desordeiros na capital devido às restrições sanitárias pandêmicas.

    “Esta manhã, testei positivo para Covid-19”, tweetou Trudeau, que está totalmente vacinado e com dose de reforço. “Estou me sentindo bem – e vou continuar trabalhando remotamente esta semana, seguindo ao mesmo tempo as orientações de saúde pública. Todos, por favor, vacinem-se e tomem o reforço.”

    Trudeau e a sua família estão isolados há dias após terem anunciado uma exposição à Covid-19. Pelo menos um dos seus três filhos em idade escolar também testou positivo, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.

    Trudeau não revelou como foi exposto. Ele encontrou-se pessoalmente na quarta-feira com vários membros do seu gabinete.

    A família Trudeau foi deslocada para um local não revelado por precaução, uma vez que os protestos continuam em Ottawa pelos opositores das restrições sanitárias contra a Covid-19.

    Os eventos começaram como um protesto de caminhoneiros que se opunham às exigências de vacinas e ganharam seguidores apelando ao fim de outras medidas anti-Covid.

    O Canadá tem uma das mais altas taxas de vacinação do mundo, com cerca de quatro em cada cinco canadenses totalmente vacinados, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

    Trudeau avisou os canadenses neste mês para se abrigarem para o inverno.

    “A pressão sobre o sistema de saúde é tremenda, e tanto quanto podemos fazer, todos nós, individualmente, coletivamente, para diminuir a pressão sobre o sistema hospitalar, os nossos trabalhadores de saúde exaustos na linha da frente, penso que é realmente nisso que precisamos nos concentrar”, disse o dr. Howard Njoo, o subchefe de saúde pública do Canadá.

    O primeiro-ministro não tinha comunicado anteriormente a contração da Covid-19 durante a pandemia, embora a sua esposa, Sophie Grégoire Trudeau, tenha testado positivo para o vírus em março de 2020.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original