Presidente turco diz a Putin que gostaria de reunir líderes da Rússia e Ucrânia
Autoridades conversaram por telefone nesta sexta-feira (1º); ainda essa semana, delegações russa e ucraniana se reuniram em Istambul para negociações
Após uma conversa por telefone nesta sexta-feira (1), o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, disse a Vladimir Putin que gostaria de reuni-lo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, segundo informou o gabinete turco.
Em comunicado, Erdoğan reforçou a necessidade de “agir com bom senso e manter o diálogo”.
Os líderes também discutiram as negociações de paz entre autoridades russas e ucranianas que aconteceram em Istambul nesta semana.
Embora o Kremlin tenha informado que as conversas não progrediram para nenhum avanço significativo, “o presidente turco Erdoğan afirmou que as esperanças de paz foram reavivadas, pois a reunião entre as delegações russa e ucraniana em Istambul foi positiva e construtiva”, disse o comunicado.
O presidente Erdoğan expressou o desejo da Turquia de coroar os esforços de paz reunindo o presidente Putin, da Rússia, e o presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia.
“O presidente Putin, da Rússia, por sua vez, agradeceu ao presidente Erdoğan por ter sediado a reunião entre as delegações de negociação russa e ucraniana em Istambul”, acrescentou o comunicado
Com informações da CNN e da Reuters