Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente do Parlamento Europeu se encontra com Zelensky durante visita à Ucrânia

    "É heroico vir para a Ucrânia neste momento", disse o presidente após a conversa

    Niamh Kennedyda CNN

    A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, viajou para a Ucrânia e se encontrou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que chamou a visita de “heroica”.

    Metsola, que é a primeira líder de uma instituição europeia a visitar a Ucrânia desde o início da invasão russa, postou uma foto apertando a mão de Zelensky no Twitter nesta sexta-feira (1º).

    “Coragem, força, determinação. Com Zelensky em Kiev. Slava Ukraini!”, escreveu Metsola na legenda da foto.

    A visita foi bem recebida pelo líder ucraniano que, em um discurso postado nas redes sociais na sexta-feira, chamou de “momento importante” para o país.

    “Você demonstra heroísmo porque é heroico vir para a Ucrânia neste momento. Claro, defendemos a Ucrânia porque é nosso país e nossa vida, mas vir do exterior é um passo muito importante de apoio ao nosso povo”, comentou Zelensky.

    No mês passado, os primeiros-ministros da Polônia, Eslovênia e República Tcheca também viajaram para a Ucrânia e reafirmaram seu apoio ao país em meio à invasão russa em andamento durante uma reunião com Zelensky e o primeiro-ministro Denys Shmyhal na capital Kiev.

    Falando em um discurso ao parlamento ucraniano na sexta-feira, Metsola disse que veio “como representante do Parlamento Europeu” para dizer uma coisa aos ucranianos: “Estamos com você. Nos bons e nos menos bons momentos – estamos com você.”

    Metsola fez três promessas à Ucrânia durante seu discurso: responsabilizar os “responsáveis ​​pelo que cometeram aqui”, cuidar das famílias ucranianas forçadas a fugir de suas casas e apoiar as aspirações da Ucrânia na União Europeia.

    “A União Europeia reconhece as ambições europeias da Ucrânia e as suas aspirações de ser um país candidato à adesão. Esse objetivo. Sabemos o sangue que foi derramado para chegar até aqui. E não vamos decepcioná-lo”, ressaltou Metsola.

    Em seu discurso, Zelensky lamentou o fato de não poder comparecer pessoalmente ao Parlamento Europeu devido a “circunstâncias compreensíveis”, acrescentando que achava que “a voz da Ucrânia está sendo ouvida hoje”.

    “Estou feliz que em nossos relacionamentos não haja hierarquia, nem emoções patéticas. Você veio, e este é um sinal muito importante, estamos muito gratos e nunca esqueceremos”, concluiu Zelensky.

    Tópicos