Presidente do Equador diz a seu gabinete que está com câncer de pele
Lasso deu a notícia aos ministros em um bate-papo; uma fonte do governo compartilhou a informação com a CNN
O presidente equatoriano Guillermo Lasso confirmou a membros de seu gabinete que recebeu o diagnóstico de melanoma dias depois de passar por uma cirurgia para uma lesão na pálpebra e que viajará para Houston, nos Estados Unidos, para receber cuidados e tratamento, uma fonte sênior do governo com conhecimento da saúde do chefe de estado disse à CNN.
Lasso compartilhou a notícia com seus ministros em um bate-papo. A CNN teve acesso a essas mensagens trocadas com seu gabinete:
“No dia 29 de julho deste ano fui operado de uma lesão na pálpebra direita com suspeita de carcinoma basocelular (lesão curativa após retirada). No entanto, a resposta detalhada do patologista informou que era um melanoma. Esse tipo de lesão, segundo os médicos locais, exige estratégias de gestão, exploração e tratamento interdisciplinares muito bem organizadas em outros hospitais de referência internacional”, escreveu o presidente.
Lasso acrescentou que viajará a Houston nesta terça-feira, 16 de agosto, para realizar os “exames adicionais”.
“Gostaria de informar que de acordo com a lei cabe às Forças Armadas a segurança do presidente, tanto no Equador como no exterior, e que dentro de seus códigos correspondentes consta a conveniência de viajar no avião presidencial. Recusei esse direito ou disposição; a viagem é por motivos pessoais e vou fazê-lo por meus próprios meios. O que não posso evitar é a companhia do pessoal mínimo de segurança”, especificou o presidente em sua comunicação.
No fim de semana e nesta segunda-feira, a CNN solicitou mais detalhes ao secretário de Comunicação da situação médica do presidente Lasso, mas até agora não recebemos uma resposta.
De acordo com a American Cancer Society, o melanoma é um tipo de câncer de pele que começa quando os melanócitos (as células que dão à pele sua cor bronzeada ou marrom) começam a crescer fora de controle.
A Secretaria de Comunicação da Presidência já havia informado neste sábado que o presidente viajaria a Houston de 16 a 21 de agosto para fazer exames complementares para a cirurgia de pálpebras realizada no Equador.
Esta é a segunda vez que Lasso viaja para os Estados Unidos para tratamento médico.
Em junho do ano passado, ele foi submetido a uma operação moderadamente complexa na coluna para remover um cisto na região lombar causado por negligência médica ocorrida anos atrás.
Após essa cirurgia, o presidente equatoriano parou de usar bengala e, segundo o governo, sua mobilidade melhorou.