Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente da Ucrânia cobra EUA por zona de exclusão aérea e sanções mais duras

    Em ligação com senadores americanos, Volodymyr Zelensky disse que medidas mais severas devem ser aplicadas contra o setor energético da Rússia

    Suzanne MalveauxJeff ZelenyKevin LiptakKaitlan Collinsda CNN

    O presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, pediu ajuda aos Estados Unidos para estabelecer uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia.

    O pedido foi feito durante uma ligação Zoom com congressistas americanos, de acordo com uma pessoa familiarizada com a conversa.

    Zelensky pediu aos senadores dos EUA maiores sanções à Rússia, inclusive no setor energético, e mais assistência militar direcionada às forças ucranianas.

    Ele agradeceu aos EUA pelo apoio que deram até agora, mas sua mensagem geral foi que seu país precisa de mais ajuda à medida que se esforça contra a invasão da Rússia.

    Outro senador na teleconferência disse que Zelensky defendeu a proibição das importações russas de petróleo, a suspensão de todas as transações comerciais – como das empresas Visa e Mastercard.

    O presidente ucraniano ainda teria implorado aos legisladores que ajudem a Ucrânia a obter mais aviões em que os pilotos ucranianos sejam treinados e possam voar.

    Ele disse que eles iriam lutar e voar, mas ele precisa da aeronave.

    A ligação, que começou por volta das 11h30, no horário de Brasília, durou uma hora.

    No final da ligação, dezenas de parlamentares ligaram seus microfones para agradecer a Zelensky e expressar seu apoio, com alguns dizendo “Slava Ukraini” (Glória à Ucrânia, em português), de acordo com alguém que estava na ligação que disse que o presidente ucraniano ficou claramente emocionado com o gesto.

    Tópicos