Presidente da Ucrânia afirma que país “não deve e não dará nada a ninguém”
Volodymyr Zelensky fez um pronunciamento nesta terça-feira (22), horas após Putin reconhecer independência de duas regiões separatistas da Ucrânia
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky dirigiu-se à nação nesta terça-feira (22) dizendo “não devemos nada a ninguém, e não vamos dar nada a ninguém” após as recentes ações da Rússia.
Na segunda-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o que chamou de tropas de “manutenção da paz” em duas regiões pró-Moscou no leste da Ucrânia, depois de reconhecer a independência das regiões.
“Estamos na nossa terra, não temos medo de nada e de ninguém, não devemos nada a ninguém e não vamos dar nada a ninguém. E estamos confiantes disso”, disse Zelensky em seu discurso, acrescentando que a medida era uma violação da “integridade e soberania nacional da Ucrânia”.
Zelensky acrescentou que as fronteiras internacionais da Ucrânia “permanecerão como tal” apesar das “declarações e ameaças” da Rússia, e disse que a Ucrânia conta com “passos claros e eficazes” de seus apoiadores internacionais.
Ele airmou ainda que a Ucrânia iniciou uma reunião de emergência com os Quatro da Normandia, que incluem Alemanha, Rússia, Ucrânia e França.
Ele alertou que o último movimento de Putin minou as atuais negociações “pacíficas” e “pode significar uma saída unilateral da Federação Russa do Acordo de Minsk e uma ignorada ao acordo da Normandia”.
Zelensky reiterou que a Ucrânia queria “paz”, embora estivesse preparada para um ato de agressão russo por “muito tempo”.
Aos cidadãos ucranianos, ele disse que a Ucrânia lidará com a crise com calma e confiança, e agradeceu a toda a nação por sua reação de cabeça fria aos últimos acontecimentos. Ele assegurou aos cidadãos que não havia motivo para uma “noite sem dormir”.