Presidente da China diz a Putin que todos os lados devem trabalhar para resolver crise na Ucrânia
China se recusou a condenar as ações da Rússia na Ucrânia ou a chamá-las de invasão, e pediu uma solução negociada
O presidente da China, Xi Jinping, disse ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante um telefonema nesta quarta-feira (15) que todas as partes deveriam trabalhar para resolver a crise na Ucrânia “de forma responsável”, informou a emissora estatal chinesa CCTV.
A China se recusou a condenar as ações da Rússia na Ucrânia ou a chamá-las de invasão, e pediu uma solução negociada.
Em seu apelo, Xi reiterou a vontade da China de ajudar a resolver a situação.
A China e a Rússia têm se aproximado cada vez mais nos últimos anos e, em fevereiro, Putin e Xi assinaram uma ampla parceria estratégica destinada a combater a influência dos Estados Unidos e disseram que não teriam “áreas ‘proibidas’ de cooperação”.
Na sexta-feira, a Rússia e a China abriram uma nova ponte fronteiriça no extremo oriente, que eles esperam impulsionar ainda mais o comércio, à medida que Moscou se recupera das sanções ocidentais impostas por causa de suas ações na Ucrânia.
A Rússia chama a guerra na Ucrânia de uma operação militar especial.
Macron: Presidente da Ucrânia terá que negociar com a Rússia
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta quarta-feira (15) que a Ucrânia terá que manter conversas com a Rússia em algum momento, a fim de tentar pôr fim à guerra entre os dois países.
“O presidente ucraniano e seus funcionários terão que negociar com a Rússia”, disse Macron, durante uma visita à Romênia e à Moldávia.
Macron chegou à Romênia na terça-feira (14) para uma viagem de três dias ao flanco Sul da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), incluindo a Moldávia.
(Com informações de Manuel Ausloos, da Reuters)