Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente da Câmara dos EUA não tem votos para evitar paralisação do governo

    Kevin McCarthy arrisca-se a provocar um confronto com os conservadores se tentar aprovar uma extensão de financiamento de um mês

    Clare ForanHaley TallbotKristin Wilsonda CNN

    O Congresso permaneceu no caminho na manhã desta sexta-feira (29) para desencadear uma paralisação do governo neste fim de semana, já que o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, parece não ter votos para aprovar um projeto de lei provisório de última hora para estender o financiamento do governo para além de sábado (30).

    Com o Congresso num impasse, o governo federal está lutando para se preparar para uma paralisação quando o financiamento do governo acabar à meia-noite de sábado.

    Enfrentando o desafio mais significativo à sua liderança até à data, McCarthy arrisca-se a provocar um grande confronto com os conservadores linha-dura se tentar aprovar uma extensão de financiamento de um mês, uma vez que argumentam que o Congresso deveria concentrar-se na aprovação de projetos de lei de despesas para o ano inteiro.

    A liderança do Partido Republicano espera que as disposições de segurança fronteiriça incluídas na medida temporária forcem a mão dos linha-dura.

    Mas mesmo que tal medida fosse aprovada na Câmara, os níveis de despesa e as medidas fronteiriças provavelmente a condenariam no Senado controlado pelos Democratas.

    Os líderes do Partido Republicano na Câmara não têm certeza de que tenham votos para ganhar uma votação processual importante na manhã desta sexta-feira para aprovar o projeto provisório, porque se espera que todos os democratas votem contra a regra, e mais de quatro republicanos conservadores podem votar contra ela devido a sua oposição aos planos de McCarthy, disseram duas fontes do Partido Republicano.

    A regra deve ser adotada para definir os parâmetros para o debate no plenário.

    Normalmente, o partido maioritário vota em sintonia para aprovar a regra, mas a linha dura neste Congresso afundou repetidamente as regras para ganhar vantagem sobre McCarthy.

    A votação está marcada para 11h30, horário do leste dos EUA. Se for aprovado, a Câmara votará a aprovação final do projeto provisório às 13h15.

    O presidente da Câmara recusou-se na quinta-feira (28) a dizer se tentaria chegar a um acordo com os democratas se a medida provisória fracassasse – uma medida que poderia levar os conservadores a agir para o expulsar do cargo de porta-voz.

    “Ainda tenho tempo, tenho tempo para fazer outras coisas”, respondeu McCarthy quando Manu Raju, da CNN, lhe perguntou o que aconteceria se a lei provisória fracassasse.

    Questionado sobre se ele tem um plano B, McCarthy disse: “Neste trabalho você precisa ter um ABCDEF e um G”, e riu quando questionado em que carta ele estava atualmente.

    “Não soletrei meu nome completamente”, disse o republicano da Califórnia.

    Um encerramento poderia ter enormes impactos em todo o país, em áreas que vão desde as viagens aéreas até à água potável, uma vez que muitas operações governamentais seriam interrompidas, enquanto os serviços considerados “essenciais” continuariam.

    Os líderes do Partido Republicano na Câmara apresentaram uma série de projetos de lei de gastos na noite de quinta-feira, enquanto tentam mostrar aos conservadores que estão trabalhando de boa-fé para avançar projetos de financiamento para o ano inteiro.

    A Câmara aprovou vários desses projetos de lei de gastos, mas as medidas não impediriam uma paralisação e não têm esperança de serem aprovadas no Senado.

    No final da noite, um projeto de lei para financiar o Departamento de Agricultura não foi aprovado no plenário, com 27 republicanos votando contra, destacando mais uma vez a dificuldade que os republicanos tiveram de se unir em torno de projetos de lei de gastos.

    Entretanto, o Senado está trabalhando para avançar com um projeto de lei provisório bipartidário que manteria o governo aberto até 17 de novembro e forneceria ajuda adicional à Ucrânia e ajuda humanitária em caso de catástrofe. McCarthy até agora rejeitou esse projeto.

    Pode levar até segunda-feira para aprovar o projeto de lei do Senado para manter o governo funcionando se o senador republicano Rand Paul retardar o processo – como ele prometeu fazer – devido à sua exigência de que o projeto de lei retire os US$ 6,2 bilhões (cerca de R$ 31 bilhões) em ajuda à Ucrânia que contém, segundo senadores. Isso ultrapassaria o prazo de encerramento da noite de sábado.

    Veja também – Estados Unidos estão diretamente em guerra com a Rússia, diz ministro de Putin

    Tópicos