Presidente da Belarus promete expandir cooperação com a Coreia do Norte
Aliados do Kremlin prometem ampliar relações diplomáticas
O presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, prometeu expandir a cooperação com Pyongyang numa mensagem ao líder norte-coreano Kim Jong-un, informou o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte em seu site nesta sexta-feira (26).
“Afirmo que trabalharei para expandir ainda mais a cooperação com a RPDC para torná-la repleta de novos conteúdos e programas comuns que proporcionem benefícios mútuos para a melhoria do bem-estar dos povos dos nossos países”, disse Lukashenko, citando o ministério.
RPDC significa República Popular Democrática da Coreia, o nome oficial do Norte.
A mensagem veio como uma resposta ao envio de felicitações por Pyongyang pelo Dia Nacional da Belarus, disse o comunicado.
Tanto a Coreia do Norte como Belarus têm laços estreitos com a Rússia, que se tornou mais isolada diplomaticamente no cenário global desde que ordenou a entrada de dezenas de milhares de soldados na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.
O ministro das Relações Exteriores da Belarus, Maxim Vladimirovich Ruzenkov, viajou para a Coreia do Norte e se reuniu com altos funcionários do governo esta semana, incluindo o primeiro-ministro Kim Tok Hun e o ministro das Relações Exteriores, Choe Son Hui, informou a mídia estatal norte-coreana.
Numa recepção para Ruzenkov no Hotel Koryo, em Pyongyang, na terça-feira, a mídia estatal KCNA disse que Choe falou em “impulsionar de forma abrangente as relações” entre os dois países.