Presidente da Argentina terá encontro com Netanyahu em Israel e o papa na Itália
Javier Milei tenta reparar relações com líder da Igreja Católica após ofensas no passado
O presidente da Argentina, Javier Milei, embarcou em uma viagem ao exterior nesta segunda-feira (5) que o levará a Israel, travando um conflito em Gaza, e depois à Itália, onde se encontrará com o papa, chamado por ele numa ocasião de representante do diabo na Terra.
Líder libertário de direita, economista e ex-comentarista de língua afiada, Milei assumiu o poder em dezembro. Ele também se reunirá com a primeira-ministra conservadora italiana, Giorgia Meloni, e com importantes líderes comerciais e religiosos durante a viagem.
Antes de sua surpreendente vitória eleitoral no ano passado, Milei atacou frequentemente o também argentino papa Francisco, dizendo que ele é um socialista. Desde então, está tentando reparar as relações e convidou o pontífice a visitar a Argentina.
Milei deve se reunir na quarta-feira com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que recebeu seu forte apoio na guerra da Faixa de Gaza contra o grupo militante palestino Hamas, responsável pelo ataque ao sul de Israel em 7 de outubro.
Na Itália, Milei estará na canonização de María Antonia de Paz y Figueroa, uma freira religiosa argentina a caminho da santidade desde 2010.
A muito esperada reunião do presidente com o papa está marcada para 12 de fevereiro. Ele se encontrará com Meloni no dia seguinte.